Ouvindo...

‘Estamos muito otimistas’, diz Alckmin sobre negociação entre Brasil e Estados Unidos

Segundo o vice-presidente, que cumpriu agenda no ABC Paulista nesta sexta-feira (31), um segundo encontro bilateral ainda não tem data marcada, mas o balanço é positivo

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o governo está “muito otimista” com o avanço das negociações entre o Brasil e os Estados Unidos em torno da redução — ou até mesmo do fim — das tarifas aplicadas pela Casa Branca a produtos nacionais.

Em agenda no estado de São Paulo nesta sexta-feira (31), após compromissos em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, o vice-presidente declarou que “foi dado um passo muito importante” para solucionar a tensão diplomática entre os dois países.

Leia também

Alckmin relembrou o primeiro encontro entre o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Donald Trump, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em setembro, e a última reunião entre os dois, realizada em Kuala Lumpur, na Malásia. “Foi dado um passo muito importante e agora vamos aguardar os desdobramentos. Ainda não há uma data marcada, mas estamos muito otimistas de que poderemos avançar. Será um ganha-ganha — bom para os Estados Unidos, bom para o Brasil e bom para o mundo”, disse à imprensa.

A primeira reunião bilateral entre Trump e Lula ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). O balanço do encontro foi considerado positivo por ambos os países.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.