O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, anunciou, nesta sexta-feira (31) que a Prefeitura vai lançar em dezembro um projeto voltado a pessoas em situação de rua. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e entidades sociais, tem o objetivo de oferecer locais seguros e estruturados para acolher quem vive nas ruas da cidade.
Damião afirmou que a proposta é garantir dignidade e segurança a essas pessoas. “Nós já temos um projeto para ser apresentado para a cidade, que a gente vai apresentar agora em dezembro, para poder dar a essas pessoas o direito de dormir em um local seguro”, disse.
O prefeito destacou que a abordagem será feita de forma humanizada e com apoio de diversas entidades. “O que a gente quer para essas pessoas que hoje dormem nas ruas da cidade, porque tem muitas que dormem nas ruas da cidade, tem outras que moram nas ruas da cidade. Essa pesquisa, todo esse trabalho foi feito pela Prefeitura durante todo o ano”, disse.
Segundo ele, a intenção é oferecer uma alternativa tão estruturada que as pessoas não queiram mais voltar às ruas. “Quando eu fizer para ela uma proposta, ela não vai ter como recusar. ‘Você dorme aí nesse local, sujeito à chuva, a te molhar, molhar o papelão que você está deitado em cima dele? Eu vou te levar para esse lugar aqui. Confie em mim que vai ser muito melhor para você’. Eu tenho certeza absoluta que essas pessoas vão se despedir daquele local onde elas estavam dormindo, para nunca mais voltar, se Deus quiser”.
Damião reforçou que o processo será gradual, mas que as ações começam já em dezembro. “Não vamos conseguir fazer tudo de uma vez só. Não temos essa pretensão, mas nós vamos começar a fazer a partir de dezembro agora”.
O projeto faz parte de um