Ouvindo...

Ex-vereadores de Sete Lagoas são condenados a devolver verbas de gabinete

A Justiça condenou, em primeira instância, 13 ex-vereadores por ato doloso de improbidade administrativa

Plenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas, cidade da região Central de Minas Gerais.

Uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou, em primeira instância, 13 ex-vereadores de Sete Lagoas, na região Central do estado, e um vereador — que ainda exerce mandato na Câmara Municipal — a devolver verbas de gabinete que teriam sido usadas de forma irregular entre 2009 e 2012.

Segundo a decisão, ficou comprovada a “desvirtuação da natureza da verba indenizatória da verba de gabinete para uma verdadeira parcela remuneratória, um subsídio indireto, já que os vereadores amoldavam os seus custos para sempre recebê-la”.

A Justiça considerou ilegal a contratação de carros e a compra de carros por parte dos vereadores, que alegaram estar usando os veículos durante atividade parlamentar. Os ex-parlamentares e o vereador Marcelo Pires Rodrigues (Mobiliza) deverão ressarcir os cofres públicos com valores que ainda serão calculadas pela Câmara Municipal.

Leia também

O ex-prefeito Sete Lagoas, deputado estadual Duílio de Castro (PMN), também foi alvo da decisão e deverá ressarcir os cofres públicos.

O parlamentar, no entanto, não foi condenado, uma vez que a Justiça considerou prescritas as irregularidades atribuídas a ele. “Está se aproximando o período eleitoral do próximo ano e ontem me deparei com alguns sites tendenciosos que tentaram desvirtuar a minha imagem, a minha prestação de contas, dizendo que estou com improbidade administrativa, fiz questão de tirar meus atestados de bons antecedentes”, disse em vídeo publicado nas redes sociais, onde mostra que não tem nenhuma condenação civil ou criminal.

A reportagem entrou em contato com o vereador Marcelo Rodrigues e com os ex-vereadores citados na ação do TJMG, mas até o momento não houve resposta.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.