Ouvindo...

Governo anuncia medidas para baixar preços dos alimentos; confira

Segundo o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), as ações irão entrar em vigor em breve

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quinta-feira (6) medidas abaixar o preço de alimentos, incluindo zerar a alíquota de importação da carne, que hoje está em 10,8%.

Leia também

O pacote inclui diversas ações. Entre elas, zerar a tarifa de importação de alimentos como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva. Veja exemplos abaixo:

  • Café: tarifa de 9% será zerada.
  • Açúcar: tarifa de 14% será zerada.
  • Milho: tarifa de 7,2% será zerada.
  • Óleo de girassol: tarifa de 9% será zerada.
  • Sardinha: tarifa de 32% será zerada.
  • Massas: tarifa de 14% será zerada.
  • Biscoitos: tarifa de 16,2% será zerada.

No caso do óleo de palma, a cota de importação será aumentada de 65 mil toneladas para 150 mil toneladas.

Até o momento, não há prazo definido de quanto tempo o benefício vai vigorar. O vice-presidente reafirmou que o objetivo é que a redução do preço dos produtos chegue à ponta — ou seja, que o consumidor final sinta no bolso a economia.

As outras quatro medidas do governo são mais “burocráticas”. Uma delas, tem a ver com o Sistema de Inspeção Federal de produtos e o Executivo promete integrar sistemas com municípios, possibilitando que pequenos produtores vendam para todo o Brasil.

Outro anúncio foi ligado ao investimento no Plano Safra e alimentos que compõem a Cesta Básica.

Reuniões para discutir aumento

Em meio à crise de popularidade do governo federal, a decisão veio após várias reuniões ao longo do dia. Mais cedo, o presidente Lula (PT), o vice, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) tiveram um encontro para discutir o tema nesta quinta-feira.

*** Matéria em atualização.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Jornalista pela UFMG, já passou pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, participou da produção de programas para a rádio e cobrindo a editoria de cidades. Atualmente faz parte da editoria de Política, na cobertura das Eleições 2024.
Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Leia mais