Ouvindo...

Governo anuncia medidas para baixar preços dos alimentos; confira

Segundo o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), as ações irão entrar em vigor em breve

Vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quinta-feira (6) medidas abaixar o preço de alimentos, incluindo zerar a alíquota de importação da carne, que hoje está em 10,8%.

Leia também

O pacote inclui diversas ações. Entre elas, zerar a tarifa de importação de alimentos como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva. Veja exemplos abaixo:

  • Café: tarifa de 9% será zerada.
  • Açúcar: tarifa de 14% será zerada.
  • Milho: tarifa de 7,2% será zerada.
  • Óleo de girassol: tarifa de 9% será zerada.
  • Sardinha: tarifa de 32% será zerada.
  • Massas: tarifa de 14% será zerada.
  • Biscoitos: tarifa de 16,2% será zerada.

No caso do óleo de palma, a cota de importação será aumentada de 65 mil toneladas para 150 mil toneladas.

Até o momento, não há prazo definido de quanto tempo o benefício vai vigorar. O vice-presidente reafirmou que o objetivo é que a redução do preço dos produtos chegue à ponta — ou seja, que o consumidor final sinta no bolso a economia.

As outras quatro medidas do governo são mais “burocráticas”. Uma delas, tem a ver com o Sistema de Inspeção Federal de produtos e o Executivo promete integrar sistemas com municípios, possibilitando que pequenos produtores vendam para todo o Brasil.

Outro anúncio foi ligado ao investimento no Plano Safra e alimentos que compõem a Cesta Básica.

Reuniões para discutir aumento

Em meio à crise de popularidade do governo federal, a decisão veio após várias reuniões ao longo do dia. Mais cedo, o presidente Lula (PT), o vice, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) tiveram um encontro para discutir o tema nesta quinta-feira.

*** Matéria em atualização.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.