Ouvindo...

Após ‘farpas’ com o governo federal, Zema vai a evento da BR-381 e diz irá ‘cobrar’ duplicação

O governador se encontrou também com representantes da concessionária responsável pelo trecho e disse que Minas Gerais irá estar “à disposição”

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O governador Romeu Zema (Novo) se encontrou com representantes da concessionária vencedora da licitação da BR-381, conhecida como Rodovia da Morte, e que será responsável pelo trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

Na mensagem, publicada nas redes sociais, o governador diz que o estado está à disposição para “agilizar as obras e garantir que avance sem atrasos”.

Zema ainda disse que acompanhará e irá cobrar a duplicação que ele afirma ter sido “prometida por décadas e nunca saiu do papel”.

‘Nova 381'

Nesta quinta-feira (6), acontece em Belo Oriente, região do Rio Doce, o evento que dá a largada nas obras de duplicação da BR-381.

O presidente Lula (PT), embora não esteja presente, foi representado por ministros, como Renan Filho (MDB), do Transporte.

Leia também

O senador Carlos Viana (Podemos), e os deputados Rogério Correia (PT), vice-líder de governo na Câmara, Leonardo Monteiro (PT) e Reginaldo Lopes (PT) também estão presentes.

Após diversas trocas de farpas com o governo federal, o governador Zema compareceu à cerimônia, que começou por volta das 15h.

No dia 22 de janeiro, durante um evento que celebrava a assinatura do contrato de concessão da BR-381, no Palácio do Planalto, em Brasília, o ministro Renan Filho criticou a ausência de Zema. De acordo com ele, o gesto “apequenava” o cargo.

Como resposta, Zema disse que só iria cumprimentar o governo federal quando as obras “saíssem do papel”. Na época, ele chegou a dizer que “ discurso é muito fácil de fazer, mas resultado é outra história”.

A concessão da parte entre BH e Governador Valadares prevê duplicação, recuperação e correção de problemas de segurança e sinalização, implantação de faixas adicionais, pagamento automático de pedágio por meio de TAGs e prestação de serviço de socorro ao usuário.

O contrato tem duração de 30 anos e o investimento é da ordem de R$ 9,34 bilhões.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.