Carlos Viana nasceu na cidade mineira de Braúnas. Ele é jornalista e dedicou mais de duas décadas trabalhando em jornais e revistas. Começou sua carreira aos 24 anos de idade.
Trabalhou na Rádio Itatiaia onde comandou o programa Plantão da Cidade, foi âncora de programas de televisão. Seu último trabalho foi na TV Record Minas atuando no programa Balanço Geral e na apresentação do MG Record. Em 2018, saiu da emissora para ser candidato ao Senado.
Carlos Viana possui pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro de Pesquisas Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Viana filiou-se ao Partido Liberal (PL) para candidatar-se ao governo de Minas Gerais nas eleições estaduais em Minas Gerais em 2022. Ficou em 3º lugar, com 783.800 votos (7,23%).
No portal do Tribunal Superior Eleitoral aparece o nome de Renata Rosa (Podemos) como candidata a vice em sua chapa. Mas o candidato e o partido ainda tentam acordo quanto ao nome, já que Viana indicou Kika do Aglomerado da Serra para ser sua vice.