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Rodoanel de BH tem atraso e início das obras deve ficar para 2026

Seinfra mantém cronograma, mas fontes ouvidas pela Itatiaia dizem que licenciamento ambiental deve inviabilizar começo dos trabalhos neste ano

Rodoanel Metropolitano pretende desafogar trânsito no Anel Rodoviário

Apesar de o cronograma oficial prever o início das obras do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte para o segundo semestre deste ano, as obras devem começar apenas em 2026. Fontes consultadas pela Itatiaia afirmam que o motivo é a falta do licenciamento ambiental, que só deve ser concedido no fim deste ano.

Segundo a apuração da reportagem, a concessão da licença ainda abre um prazo de cerca de três meses para que a empresa responsável monte o canteiro de obras, contrate e prepare a equipe e inicie os trabalhos. Isso, somado à expectativa de licença apenas no fim do ano, inviabiliza o início das obras ainda para 2025.

O projeto do Rodoanel foi anunciado em 2021 e visa criar um traçado que retire carretas e caminhões da região metropolitana.

O Rodoanel terá uma extensão de cerca de 70 km e será dividido entre as alças Norte e Oeste, beneficiando as cidades de Sabará, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.

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O traçado é alvo de críticas das prefeituras de Contagem e Betim, que apontam problemas na divisão de bairros e impactos sociais em comunidades locais.

As duas prefeituras têm também preocupações ambientais. Elas propõem um traçado alternativo que reduziria problemas relacionados a desapropriações.

Seinfra mantém cronograma

Em contato com a Itatiaia, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) afirmou que segue o cronograma de começar as obras ainda em 2025, com previsão de entrega para 2028.

A pasta destacou ainda que a Licença Prévia foi concedida em 27 de fevereiro de 2025, após aprovação unânime do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), atestando a viabilidade ambiental do empreendimento.

No entanto, o início das obras depende da emissão da Licença de Instalação, etapa ainda pendente. A Seinfra informou que aguarda a conclusão do trâmite dentro dos prazos previstos.

Veja a nota da Seinfra:

“A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informa que o Contrato de Concessão para implantação do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte conta com o aporte de R$ 3,07 bilhões pelo Governo de Minas.

As obras estão previstas para começar no segundo semestre de 2025, com conclusão estimada até 2028, conforme o cronograma contratual.

Atualmente, a Licença Prévia foi concedida em 27 de fevereiro de 2025, após aprovação unânime pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), colegiado que reúne representantes do poder público e da sociedade civil. Essa etapa atesta a viabilidade ambiental do projeto, mas ainda não autoriza o início das obras, que dependem da obtenção da Licença de Instalação. A Seinfra espera que todo o trâmite ocorra dentro do prazo previsto.

O Rodoanel Metropolitano será uma rodovia “classe 0”, o mais alto padrão técnico, com duas faixas por sentido, acostamento ao longo de todo o trecho e canteiro central expandido.

A obra proporcionará benefícios diretos para os mineiros, como a diluição do tráfego da RMBH, redução do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos — tanto para mobilidade urbana quanto para transporte de cargas — e diminuição do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana da capital. Outro impacto positivo está na segurança para motoristas e passageiros, com a estimativa de que cerca de mil acidentes sejam evitados por ano, com a requalificação da vocação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte”.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.