Cotado para disputar cargo majoritário em 2026, Aécio reassume presidência do PSDB na próxima 5ª (27)

Mineiro entra no lugar de Marconi Perillo

Investigação contra Aécio Neves é encerrada por determinação de Gilmar Mendes | CNN Brasil

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) assume, na próxima quinta-feira (27), a presidência nacional do partido. O mineiro entra no lugar de Marconi Perillo, que está há dois anos à frente da legenda.

O parlamentar não deve apoiar nem Lula e nem Bolsonaro e vem trabalhando na construção de uma candidatura alternativa.“Vamos colocar o PSDB de novo no mapa político do Brasil. Mais do que nunca o Brasil precisa de um partido ao centro que converse com os extremos mais que não queiram exterminar os extremos como eles querem entre si”, disse o ex-governador e ex-senador à Itatiaia.

Aécio Neves ainda não definiu se e qual cargo vai disputar em 2026, mas interlocutores afirmam que ele não tentaram a reeleição na Câmara dos Deputados e que tem sido incitado por aliados a disputar o Governo de Minas ou o Senado.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...