Obras do
Os detalhes foram apresentados pelo diretor da empresa, Nicola Trovato, na primeira reunião com empresários mineiros. O encontro ocorreu na sede da ACMinas, Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, na Savassi, em Belo Horizonte.
“Nós estamos trabalhando para começar a implantação em julho, agosto de 2025. Obviamente, isso é um grande desafio nosso, do Estado, do Pedro Bruno, do governador”, disse Trovato ao afirmar que para o prazo ser cumprido é preciso empenho de Romeu Zema (Novo) e do Secretário de Infraestrutura de Minas Gerais.
Com mais pistas e vias largas, a empresa garante que irá ocorrer uma queda de mil acidentes por ano após a conclusão da obra.
O Rodoanel terá uma extensão de cerca de 70 km e será dividido entre as alças Norte e Oeste. A rodovia irá beneficiar as cidades de Sabará, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
O traçado do Rodoanel é
Na reunião, o executivo disse que das oito cidades impactadas, apenas dois municípios são contra o Rodoanel: Contagem e Betim.
O que diz a prefeitura de Contagem
Procurada pela Itatiaia, a prefeitura de Contagem informou que a prefeita
O que diz a prefeitura de Betim
A Itatiaia acionou a prefeitura de Betim, que informou, em nota, que “lamenta que o Estado insista em impor” a obra “sem a anuência dos municípios afetados e sem qualquer estudo prévio de impacto social, urbanístico e orçamentário”. Conforme o texto enviado para a reportagem, o município informa que apresentou em setembro deste ano, o projeto do Rodoanel Municipal, a ser construído com o traçado proposto em alternativa ao rodoanel estadual.
Segundo a declaração, o traçado proposto não afetará áreas densamente urbanizadas, o que diminuiria o custo com desapropriações em R$ 2,2 bilhões. “O projeto preserva áreas verdes e as empresas instaladas no entorno da cidade” escreveu a prefeitura.