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Concessionária diz que Rodoanel pode sair do papel em julho de 2025, mas precisa de empenho de Zema

Entre os desafios da gestora e do Governo Zema, Contagem e Betim permanecem sendo contra o traçado do Rodoanel

O Rodoanel Metropolitano terá uma extensão de 100 quilômetros

Obras do Rodoanel Metropolitano podem começar a sair do papel em julho do próximo ano. O cronograma atualizado foi divulgado na noite desta terça-feira (19) pela concessionária italiana INC S.P.A, responsável pela construção.

Os detalhes foram apresentados pelo diretor da empresa, Nicola Trovato, na primeira reunião com empresários mineiros. O encontro ocorreu na sede da ACMinas, Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, na Savassi, em Belo Horizonte.

“Nós estamos trabalhando para começar a implantação em julho, agosto de 2025. Obviamente, isso é um grande desafio nosso, do Estado, do Pedro Bruno, do governador”, disse Trovato ao afirmar que para o prazo ser cumprido é preciso empenho de Romeu Zema (Novo) e do Secretário de Infraestrutura de Minas Gerais.

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Com mais pistas e vias largas, a empresa garante que irá ocorrer uma queda de mil acidentes por ano após a conclusão da obra.

O Rodoanel terá uma extensão de cerca de 70 km e será dividido entre as alças Norte e Oeste. A rodovia irá beneficiar as cidades de Sabará, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.

O traçado do Rodoanel é alvo de críticas das prefeituras de Contagem e Betim, que apontam problemas na divisão de bairros e impactos sociais em comunidades locais. Após vencer um leilão internacional, a S.P.A irá administrar o Rodoanel por 30 anos.

Na reunião, o executivo disse que das oito cidades impactadas, apenas dois municípios são contra o Rodoanel: Contagem e Betim.

O que diz a prefeitura de Contagem

Procurada pela Itatiaia, a prefeitura de Contagem informou que a prefeita Marília Campos (PT) entende a importância da obra e não é contra a implantação do rodoanel. A petista não concorda com o atual traçado da rodovia, que segundo Marília, irá dividir ainda mais a cidade, que já é cortada pela Via Expressa, BR-040 e rodovia Fernão Dias. Além do impacto social que pode ser causado pela divisão dos bairros da cidade, o executivo também está preocupado com questões ambientais. A prefeita Marília Campos diz que o atual Rodoanel coloca em risco o manancial de Vargem das Flores, que abastece Contagem e Betim, e está em uma área de preservação permanente.

O que diz a prefeitura de Betim

A Itatiaia acionou a prefeitura de Betim, que informou, em nota, que “lamenta que o Estado insista em impor” a obra “sem a anuência dos municípios afetados e sem qualquer estudo prévio de impacto social, urbanístico e orçamentário”. Conforme o texto enviado para a reportagem, o município informa que apresentou em setembro deste ano, o projeto do Rodoanel Municipal, a ser construído com o traçado proposto em alternativa ao rodoanel estadual.

Segundo a declaração, o traçado proposto não afetará áreas densamente urbanizadas, o que diminuiria o custo com desapropriações em R$ 2,2 bilhões. “O projeto preserva áreas verdes e as empresas instaladas no entorno da cidade” escreveu a prefeitura.


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Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.