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Rodoanel de BH: saiba onde as obras devem começar a partir do ano que vem

Diretor presidente do Rodoanel BH explica próximos passos da obra e detalha onde os projetos estão mais avançados

Rodoanel de BH tem obras previstas para o segundo semestre de 2025

A empresa responsável pela construção e gestão do novo Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte já tem uma estimativa sobre onde e quando começarão as obras da nova via que vai atravessar a Grande BH.

Segundo Celso Paes, diretor presidente do Rodoanel BH S.A., os projetos de licenciamentos ambientais estão em fase avançada junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e os primeiros projetos executivos devem ficar prontos no início de 2025.

“Estamos atuando em três frentes: primeiro com o projeto executivo. Segundo o licenciamento ambiental, já protocolado em fevereiro deste ano e a Feam tem um prazo de um ano para avaliar, estamos trabalhando para ter o início das obras no segundo semestre do ano que vem. A previsão é de concluir todos os nove trechos até o final de 2028. A terceira frente, das desapropriações, já levantamos todos os cadastros dentro do projeto, pode ser que tenha alguma modificação com o projeto executivo, mas assim que tiver finalizado o projeto vamos avançar com as desapropriações”, explicou Paes.

Veja mais: Governo Zema determina desapropriação de área de 14 milhões de metros quadrados para obra do Rodoanel de BH

O presidente do Rodoanel S.A. participou nesta terça-feira (29) do Seminário de Investimentos e Oportunidades da Infraestrutura em Minas Gerais, organizado pela Fiemg.

Segundo Paes, a obra do Rodoanel de BH está dividida em nove trechos, que atravessam oito cidades da Região Metropolitana. A empresa pretende iniciar as obras no segundo semestre de 2025, priorizando lugares onde os projetos estão mais avançados e exigirão menor impacto social e ambiental.

“Hoje o projeto está dividido em nove trechos. Os primeiros trechos vão ser licitados assim que o projeto executivo for aprovado. Ainda dependemos da finalização dos projetos e dos licenciamentos, mas nossa ideia é começar com o trecho da BR-381 (próximo a Ravena) ligando até as MGs 020 e 010 e no trecho que liga a BR-040 até a MG-806. São trechos com menor impacto social, ambiental e menores desapropriações. No começo do ano, provavelmente em fevereiro, vamos estar colocando essas licitações no mercado”, explicou Celso Paes.

“O projeto tem duas alças, norte e oeste, que compõem 70 km da primeira fase do Rodoanel. Serão 70 quilômetros novos que vão interligar as principais rodovias federais e estaduais que cruzam a Região Metropolitana de BH”, afirmou o presidente do Rodoanel BH.

Prazos e críticas

O traçado do Rodoanel é alvo de críticas das prefeituras de Contagem e Betim, que apontam problemas na divisão de bairros e impactos sociais em comunidades locais.

O presidente da concessionária responsável pela obra avalia que toda as questões estão sendo avaliadas na elaboração do projeto executivo e que podem surgir correções ou mudanças determinadas pela Fundação do Meio Ambiente, o que serão discutidas ao longo dos próximos meses.

“Nós estamos com uma consultoria especializada, o material foi protocolado no dia 28 de fevereiro e a Feam tem um prazo de um ano para analisar e fazer seus questionamentos. O prazo está correndo. Nós estamos aguardando e dando as respostas sobre os questionamentos que surgirem. Alguns trechos do Rodoanel passam por locais mais sensíveis e estamos estudando o projeto executivo vai tentar minimizar esses impactos”, diz Paes.

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Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.