Ouvindo...

Governo Zema determina desapropriação de área de 14 milhões de metros quadrados para obra do Rodoanel de BH

Construção de estrada de 100 quilômetros que vai ligar 11 cidades da RMBH está prevista para 2025

Veja o mapa do traçado do novo Rodoanel Metropolitano de BH

O governo de Minas publicou nesta quarta-feira (24) um decreto que declara de utilidade pública terrenos que somam mais de 14 milhões de metros quadrados para a construção do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte.

A publicação feita no Diário Oficial aponta que a declaração de utilidade pública tem como fim a desapropriação de pleno domínio ou a constituição de servidão.

Os terrenos perfazem uma área total de 14.576.196,27 m². De acordo com o decreto de Zema, os terrenos serão necessários para a construção da nova rodovia.

“A Concessionária Rodoanel BH S.A. fica autorizada a promover a desapropriação de pleno domínio ou a constituição de servidão dos terrenos descritos no Anexo e eventuais benfeitorias, nos termos do Contrato de Concessão nº 03/2023, sob a fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias – Seinfra e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER-MG, em conformidade com o Convênio de Cooperação Técnica nº 5/2022, podendo, para efeito de imissão na posse, alegar a urgência de que trata o art. 15 do Decreto-lei Federal nº 3.365, de 21 de junho de 1941", diz o decreto.

O Rodoanel Metropolitano de BH será uma estrada de 100 quilômetros que vai ligar 11 municípios da região, retirando o trânsito pesado do Anel Rodoviário de BH. A empresa italiana INC SPA será responsável pela obra e pela gestão da rodovia.

A primeira etapa da construção será de um trecho de 70 km, interligando 8 municípios da Grande BH. O investimento nesse trecho será de R$ 3,07 bilhões do Estado, e a concessionária, por sua vez, aportará cerca de R$ 2 bilhões nesta primeira fase.

Veja mais: Rodoanel Metropolitano de BH: veja cronograma e próximos passos da obra

O projeto está em fase de licenciamento ambiental, de elaboração de projetos executivos e de desapropriações. As obras estão previstas para começar em meados de 2025.

O governo de Minas informou, por meio de nota, que nem todos os terrenos citados no decreto serão desapropriados e que a concessionária fará um levantamento para saber quais imóveis serão desapropriados para a implantação do anel.

INC SPA vai determinar desapropriações necessárias

“A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias esclarece que o decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (24/07), amplia a área de utilidade pública na região de construção do Rodoanel, de modo que o decreto publicado em 2020 se mantém vigente. Ambos os decretos não determinam a desapropriação dos imóveis localizados nesta faixa”, diz a nota.

“A concessionária está elaborando os levantamentos que vão determinar quais os imóveis precisarão ser desapropriados em função da implantação do Rodoanel, prevista para iniciar em 2025, visando minimizar os efeitos sobre a população e garantir que a obra seja realizada de forma eficiente e tempestiva”, concluiu o governo.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.