As obras do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, um dos maiores projetos de infraestrutura da região, podem começar em julho de 2025, segundo cronograma atualizado divulgado pela concessionária italiana INC S.P.A.
No entanto, o início das obras depende do empenho do governo estadual e da resolução de impasses com as prefeituras de Contagem e Betim.
O projeto, anunciado em 2021, visa criar um traçado que retire carretas e caminhões da região metropolitana, melhorando significativamente o fluxo de veículos. Contudo, o atual desafio é obter a concordância das prefeituras de Contagem e Betim com o traçado proposto.
Impasse entre governo e municípios
As duas prefeituras se opõem ao desenho atual do Rodoanel devido a preocupações com impactos sociais e ambientais. Elas propõem um traçado alternativo que, embora aumente a extensão do projeto entre 10 e 15 quilômetros, reduziria problemas relacionados a desapropriações.
O traçado alternativo, desenvolvido em conjunto por Contagem e Betim, visa minimizar a divisão de bairros e a interferência em áreas de preservação ambiental e mananciais de água. Este plano também conta com o apoio de outros municípios afetados, como São Joaquim de Bicas e Igarapé.
Necessidade de diálogo e consenso
Especialistas apontam para a urgência de um diálogo construtivo entre o governo estadual e as prefeituras. A falta de acordo pode resultar em atrasos significativos no projeto, cuja previsão inicial de entrega era março de 2026.
A situação atual levanta questionamentos sobre a viabilidade de iniciar as obras antes de 2026, destacando a importância de se chegar a um denominador comum que atenda às necessidades de mobilidade da região metropolitana e respeite as preocupações ambientais e sociais dos municípios envolvidos.