Ouvindo...

Movimentos sociais organizam ato neste domingo (21) contra PEC da Blindagem

No Rio de Janeiro, o protesto irá contar com apresentações musicais de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque

Em tramitação relâmpago, o texto foi aprovado pela maioria dos deputados.

Diversas entidades e movimentos sociais têm manifestações previstas para este domingo (21) em várias capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte.

A principal pauta dos protestos é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2024, popularmente conhecida como PEC das Prerrogativas ou PEC da Blindagem, aprovada em tramitação relâmpago na Câmara dos Deputados nesta semana.

O texto restringe processos criminais contra senadores e deputados, além de ampliar o foro privilegiado — incluindo também presidentes nacionais de partidos com representação no Congresso Nacional.

Leia também

A aprovação da proposta, em primeiro e segundo turno na Câmara, mobilizou parlamentares que votaram contra o texto a convocarem manifestações — o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

No Rio de Janeiro, nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque foram anunciados como atrações do protesto, previsto para as 14h em Copacabana, no Posto 5.

Em Belo Horizonte, o ato será sediado na Praça Raul Soares, no Centro da capital mineira, com concentração a partir das 9h. O objetivo é que, por volta das 10h30, os manifestantes se desloquem em direção à Praça Sete de Setembro.

Já em São Paulo, o palco das manifestações será a avenida Paulista, com início previsto para as 14h, em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp).

No Nordeste, em João Pessoa, manifestantes irão se reunir no Busto de Tamandaré, a partir das 9h.

Confira os demais locais e horários:

  • Salvador: Morro do Cristo, 9h;
  • Fortaleza: Estátua de Iracema Guardiã, Praia de Iracema, 15h30;
  • Manaus: Avenida Getúlio Vargas, 8h;
  • Porto Alegre: Arcos da Redenção, 14h;
  • Curitiba: Boca Maldita, 14h;
  • Distrito Federal: Museu da República, 9h.
Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.