Ouvindo...

Ato na Praça Raul Soares vai protestar contra PL da Anistia e PEC da Blindagem neste domingo (21)

Manifestações contra projetos aprovados no Congresso foram marcadas para várias capitais brasileiras neste domingo (21)

Movimentos de esquerda criticam aprovação da PEC que prevê blindagem para parlamentares

Uma manifestação contra o projeto de lei da Anistia aos envolvido nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e contra a PEC da Blindagem foi marcada para a manhã de domingo (21), na Praça Raul Soares, no Centro da capital mineira.

Os organizadores criticam a aprovação das duas medidas, que consideram um “retrocesso democrático” e “tentativa de blindagem de crimes cometidos por autoridades”.

O evento, que começa às 9h, terá apresentações de Renegado, Júlia Rocha e Rafa Ventura. “É o momento de mostrar que Belo Horizonte não se cala diante de retrocessos. A cidade que inventou um dos maiores carnavais do país vai às ruas mais uma vez, agora para dizer não à anistia de golpistas e à blindagem de políticos”, diz Zotha, um dos organizadores do ato na capital mineira.

Já na Praça da Liberdade, às 10h, grupos de direita convocaram uma manifestação para homenagear o ativista conservador Charlie Kirk, morto aos 31 anos em um atentado a tiro durante evento em uma universidade nos Estados Unidos.

PEC da Blindagem e PL da Anistia

A Proposta de Emenda à Constituição que limita a possibilidade de abertura de processos contra deputados e senadores, reforçando a imunidade parlamentar ganhou o apelido de “PEC da Blindagem” e até de “PEC da Bandidagem” por seus críticos. Já parlamentares que apoiam a medida afirmam que ela é uma resposta ao abusos do Poder Judiciário.

Já o projeto da anistia ainda tem indefinições no texto, mas prevê a redução de penas ou até o perdão para envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Para opositores, representa um retrocesso no processo de responsabilização democrática.

Manifestações nas capitais

O ato em BH faz parte de uma série de manifestações convocadas por grupos de esquerda em várias cidades do país.

Em Copacabana, no Rio de Janeiro, a passeata vai contar com um cortejo artístico liderado por Caetano Veloso em um trio elétrico exclusivamente musical. Ao lado dele, nomes como Gilberto Gil e Chico Buarque confirmaram presença.

Em São Paulo, a concentração será na Avenida Paulista; No Distrito Federal, os atos começam pela manhã, no Museu da República; em Curitiba terá protesto na Boca Maldita.

As manifestações são reação direta ao ritmo acelerado de tramitação das propostas. Na terça-feira (17), a Câmara aprovou a PEC da Blindagem, mas o texto ainda precisa passar pelo Senado, mas já foi considerado uma vitória expressiva do centrão.

Um dia depois, em votação-relâmpago, os deputados aprovaram requerimento de urgência para o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. A matéria terá como relator o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), um dos principais articuladores da proposta.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.