Ouvindo...

Ato na Praça da Liberdade faz homenagem a Charlie Kirk neste domingo (21)

Grupos de direita da capital mineira marcaram ato em homenagem a ativista conservador assassinado nos Estados Unidos

Charlie Kirk, ativista morto e baleado

Uma manifestação em homenagem ao ativista conservador Charlie Kirk foi marcada para a manhã deste domingo (21), na Praça da Liberdade, no Centro de Belo Horizonte.

O ato, marcado para 10 horas, foi convocado por grupos de direita da capital mineira e tem como objetivo manifestar solidariedade a Charlie Kirk, assassinado aos 31 anos, quando participava de um evento em uma universidade nos Estados Unidos.

“Homenagem a Charlie Kirk em BH. Manifestação ordeira, pacífica, pela liberdade, democracia, paz mundial e pelos cristãos de bem do mundo”, diz a convocação para o ato na Praça da Liberdade.

O ato em BH acontece no mesmo dia do funeral do influenciador conservador Charlie Kirk, marcado para este domingo (21). A cerimônia que acontecerá em um estádio em Phoenix, no Arizona, deve contar com a presença do presidente Donald Trump.

Neste domingo (21), a capital mineira terá também um ato convocado por grupos de esquerda contra o projeto de lei da anistia e a PEC da Blindagem.

Influenciador assassinado em universidade

Charlie Kirk, de 31 anos, morreu no dia 10 de setembro após ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley.

O principal suspeito, Tyler Robinson, foi formalmente acusado de homicídio agravado, disparo com arma de fogo e obstrução da justiça, e pode enfrentar a pena de morte.

Kirk era uma das vozes mais influentes do conservadorismo norte-americano, tendo fundado a Turning Point USA em 2012.

A organização mobiliza jovens e promove líderes estudantis, levando palestrantes conservadores a universidades de todo o país. A instituição teve um crescimento expressivo, com receitas que chegaram a US$ 92,4 milhões em 2023.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.