Ouvindo...

Lula embarca para Nova York neste domingo em meio a embate com Trump

Presidente participa da Assembleia Geral da ONU e terá eventos com líderes internacionais nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Assembleia Geral da ONU, em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (21) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é a primeira ida do petista ao país norte americano após a imposição da tarifa de 50% aos produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump.

Na próxima terça (22), Lula participará de uma reunião convocada pela França e Arábia Saudita para tratar do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, focado em debater a implementação da solução de Dois Estados, com a criação do Estado Palestino.

Como é tradição, na manhã seguinte, o presidente brasileiro abre a sessão de discursos dos líderes internacionais na Assembleia Geral, às 9h. Ele é sucedido por Trump, mas, segundo o Itamaraty, ainda não há previsão de uma conversa entre os dois.

Leia também

Já no dia 24, Lula preside dois eventos em conjunto com outros líderes: a segunda edição da cúpula em defesa da democracia, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do premiê da Espanha, Pedro Sánchez, e uma reunião de alto nível da ação climática, com o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, em preparação para a COP 30, que será realizado em Belém.

Ao longo da semana, o petista terá também encontros bilaterais com outros chefes de Estado e de Governo, mas a agenda de reuniões ainda não foi fechada.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.