Ouvindo...

Inspirada em projeto de Maceió, prefeitura de BH estuda dar triciclos a carroceiros

Na capital alagoana, o “Ecoletas”, lançado em 2024, tem como objetivo substituir veículos de tração animal por triciclos elétricos fornecidos pela prefeitura

O prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil), chegou a visitar Maceió para conhecer o projeto “Ecoleta”

Faltando cerca de três meses para a lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal em Belo Horizonte entrar em vigor, a prefeitura da capital mineira realizou, na última quarta-feira (15), a primeira reunião da comissão intersetorial, criada para discutir a transição para os carroceiros e seus animais.

Nesta sexta-feira (17), durante uma audiência na Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal (CMBH), uma representante da pasta responsável pelo assunto na PBH afirmou que o município trabalha com três possíveis grupos: os carroceiros com Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os que não são habilitados e os que possuem mais de 65 anos.

Os que não têm CNH, mas possuem condições financeiras de tirá-la, ou os que já são habilitados, podem receber triciclos da prefeitura. Um modelo de transição semelhante já é usado em Maceió, no Alagoas, onde os carroceiros passaram a utilizar os veículos para serviços de transporte.

Na capital alagoana, os carroceiros precisam passar por um treinamento, “doar” os animais e obter a CNH social disponibilizada pela prefeitura para aderir ao programa intitulado “Ecoletas”.

Para os que não possuem CNH e não têm condições financeiras de arcar com a habilitação, a prefeitura trabalha com a possibilidade de oferecer cursos profissionalizantes na área de zeladoria urbana.

A outra opção, para os carroceiros com mais de 65 anos, seria a disponibilização de cursos de capacitação ou, ainda, auxílio do município para garantir o Benefício de Prestação Continuada à pessoa idosa (BPC-Loas).

Lei passa a valer em 2026

A Lei 11.285, aprovada em 2021, que proíbe veículos de tração animal na capital, entra em vigor a partir de 22 de janeiro de 2026.

Leia também

Inicialmente, o prazo previsto para adaptação era de dez anos, mas foi alterado em 2023, antecipando a vigência em cinco anos.

Conforme dados apresentados pela prefeitura na audiência pública, atualmente cerca de 416 carroceiros estão cadastrados no município, com 387 carroças emplacadas — embora a estimativa é que o número real seja maior.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.