O vereador
Wanderley Porto é o mais cotado para assumir a presidência da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O cargo, definido por eleição dos próprios vereadores a partir de fevereiro, está vago após a saída do presidente da comissão, o ex-vereador Ciro Pereira (Republicanos), que não se reelegeu no pleito do ano passado.
Vereador de segundo mandato, Wanderley tem experiência na Secretaria de Administração Municipal Regional do Barreiro, órgão da Prefeitura de BH e por 10 anos, foi assessor de comunicação, gerente do Orçamento Participativo, chefe de gabinete, secretário adjunto e secretário municipal.
Em seu mandato, sempre teve como uma das bandeiras centrais a defesa dos direitos e
bem-estar animal, e já era membro efetivo da Comissão de Meio Ambiente no legislativo na última legislatura. Ele é um dos autores da lei que reduziu para cinco anos o prazo para extinção de carroças puxadas por animais em Belo Horizonte, o que determina a substituição dos cavalos até o ano de 2026.
A comissão deve ter papel importante em discussões previstas para este ano, como medidas para enfrentamento das mudanças climáticas, tema que foi bastante discutido na última eleição municipal, e está no radar da prefeitura para assuntos a serem debatidos nos próximos quatro anos.
Participe dos canais da Itatiaia: