O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), participou nesta segunda-feira (9) de uma vistoria às obras do Hospital Regional de Sete Lagoas, na região Central do estado. A unidade está com cerca de 80% dos trabalhos concluídos e a previsão é que a obra seja entregue em maio, com início dos atendimentos no segundo semestre de 2026.
De acordo com o governo de Minas, o investimento total é estimado em cerca de R$ 166 milhões, incluindo construção e aquisição de equipamentos. O hospital terá 226 leitos, sendo 176 de internação, 40 de UTI adulto e 10 de UTI pediátrica, além de bloco cirúrgico com nove salas e estrutura para exames como tomografia e ressonância.
Durante a visita, Zema afirmou que a entrega da unidade representa um avanço para a regionalização da saúde. “Provavelmente a próxima vez que eu vier aqui já vai ser para a inauguração. Isso é um avanço muito grande para a saúde da região”, disse.
As obras foram paralisadas em 2015 e retomadas em 2023, com recursos do acordo judicial relacionado ao rompimento da barragem em Brumadinho.
Municipalização
O secretário estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, explicou que o hospital será municipalizado e a gestão deverá ser feita por uma entidade filantrópica, com custeio pactuado entre Estado e município. “A expectativa é que, no segundo semestre de 2026, tenhamos os primeiros pacientes sendo atendidos”, afirmou.
Segundo ele, a estrutura deve ampliar a capacidade de atendimento da região. “Estamos falando de um hospital com 226 leitos e aumento importante do fluxo de pacientes, além de geração de empregos diretos e indiretos”, disse.
O hospital vai oferecer atendimento de média e alta complexidade em áreas como cardiologia, neurologia, ortopedia, pediatria e trauma, além de serviços de urgência e especialidades com porta aberta.