Vereadores de BH podem votar projeto que autoriza novos créditos externos

Votação define autorização para novos empréstimos que permitirão a adequação do município a normas atuais da Secretaria do Tesouro Nacional

A proposta, que será votada em segundo turno, foi analisada no plenário da Câmara Municipal no último dia 14 de novembro.

Os vereadores de Belo Horizonte devem votar, em definitivo, o Projeto de Lei (PL) de autoria do prefeito da capital mineira, Álvaro Damião (União Brasil), que altera leis municipais e autoriza a prefeitura a contratar operações de crédito externo com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e com a Caixa Econômica Federal para que o município possa se adequar às normas atuais da Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda.

A proposta, que será votada em segundo turno, foi analisada no plenário da Câmara Municipal (CMBH) no último dia 14 de novembro, mas não avançou com unanimidade entre os parlamentares.

Leia também

Na ocasião, o líder de governo, vereador Bruno Miranda (PDT), afirmou que o projeto tratava apenas de uma readequação. De acordo com ele, o texto tem como objetivo financiar as obras do BRT na avenida Amazonas, em Belo Horizonte.

O projeto que autorizava o empréstimo foi aprovado pela primeira vez em novembro de 2024, ainda na gestão do então prefeito Fuad Noman. A pauta, no entanto, retorna à Câmara para ajustes necessários exigidos pela Caixa Econômica Federal.

A proposta do BRT na avenida Amazonas prevê a criação de um corredor exclusivo em trechos da via, como forma de melhorar o trânsito e aumentar a eficiência do transporte público no Centro de Belo Horizonte e também na Região Metropolitana.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...