Ouvindo...

Bolsonaro completa um mês em prisão domiciliar; veja estágio do julgamento

Ex-presidente recebeu visitas de aliados políticos e familiares; prisão foi decretada por descumprimento de medidas cautelares

Ex-presidente Jair Bolsonaro

Nesta quinta-feira (4), o ex-presidente Jair Bolsonaro completa um mês de prisão domiciliar. A ordem foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro é réu por suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022, quando o presidente Lula (PT) foi eleito.

Motivo da prisão

Moraes decretou a prisão de Bolsonaro após o seu filho, senador Flávio Bolsonaro, publicar imagens do pai nas redes sociais, mesmo após o STF ter proibido o uso direto ou indireto das plataformas.

Visitadas liberadas

Durante esse período, Bolsonaro foi autorizado a receber diversas visitas. Ele recebeu aliados políticos e também familiares no Dia dos Pais.

Problemas de saúde

No último dia 16, o ex-presidente também foi autorizado a realizar exames no Hospital DF Star após ter crises de soluço. Ele foi diagnosticado com gastrite e esofagite.

Leia também

Julgamento no Supremo

O julgamento de Jair Bolsonaro é conduzido pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e começou em 2 de setembro, com foco em acusações de tentativa de golpe de Estado, associação criminosa e outros crimes. A fase atual já registrou a sustentação oral da defesa. A defesa contesta as provas, questiona delações e acusações, mas ainda aguarda o desfecho do julgamento.

Advogados e juristas apontam três possíveis cenários diante do veredicto:

  • Absolvição total ou parcial, dependendo da análise de cada acusação;
  • Condenação com execução imediata da pena, potencialmente em regime fechado se ultrapassar oito anos de pena;
  • Cumprimento da pena em prisão domiciliar devido à idade (70 anos) e às condições de saúde de Bolsonaro.

As sessões serão retomadas na próxima terça-feira (9) com voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.