‘Brasil terá o melhor sistema tributário do mundo’, diz relator

Segundo Reginaldo Lopes, a reforma corrige distorções históricas de um sistema considerado hoje um dos mais complexos do mundo

Reginaldo Lopes (PT)

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), relator da regulamentação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, afirmou que o Brasil caminha para ter “o melhor sistema tributário do mundo” com a aprovação do novo modelo.

A declaração foi feita em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quarta-feira (17), após a conclusão da votação do texto pelos deputados ontem.

Segundo o parlamentar, a reforma corrige distorções históricas de um sistema considerado hoje um dos mais complexos do mundo. “De acordo com o Banco Mundial, o Brasil está entre os dez piores sistemas tributários do mundo, pela complexidade, custo administrativo, insegurança jurídica e cobrança em cascata. Isso vai acabar”, afirmou ele.

Reginaldo Lopes explicou que o novo modelo adota o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, com um imposto nacional e outro subnacional, o que elimina a cobrança de imposto sobre imposto e aumenta a competitividade da economia brasileira.

A expectativa, segundo ele, é de redução de custos entre 8% e 20% nos preços de produtos, especialmente os industrializados, como carros, celulares e computadores.

Leia também

De acordo com Reginaldo Lopes, a reforma começa a ser testada em 2026, com destaque dos tributos nas notas fiscais, sem cobrança efetiva.

A partir de 2027, inicia-se a transição, que será concluída em 2033. Para o deputado, os efeitos econômicos serão expressivos. “O Brasil pode crescer até 20% em dez anos apenas com ganho de produtividade. É um salto histórico”, concluiu.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...