Lula anuncia saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo

Sabino foi expulso do União Brasil e deve ser substituído no ministério por Gustavo Damião, filho de deputado da legenda

Celso Sabino, ex-ministro do Turismo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a saída de Celso Sabino (sem partido) do Ministério do Turismo nesta quarta-feira (17).

Conforme informado pela CNN Brasil, o filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB) — ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba —, Gustavo Damião, deve assumir o cargo. Sabino, que também era filiado ao União Brasil, chegou a ser expulso da legenda no início deste mês.

Deputado federal licenciado pelo partido, Sabino permaneceu no governo Lula mesmo após o ultimato da sigla, em setembro, para que os filiados, membros do governo federal, deixassem seus postos.

Conforme levantado pela Itatiaia, além da expulsão, o União Brasil decidiu também intervir no diretório estadual da sigla no Pará, estado de Sabino.

Leia também

O processo que resultou na saída de Sabino do partido já vinha sendo discutido desde setembro, quando o partido anunciou o desembarque do governo Lula.

A legenda chegou a dar um prazo para que os integrantes abandonassem seus cargos, sob pena de “infidelidade partidária”.

O agora ex-ministro chegou a entregar uma carta de demissão ao presidente Lula, acatando a decisão do União. De acordo com Sabino, no entanto, a pedido do chefe do Executivo, ele permaneceu no posto por mais tempo, em decorrência da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, que aconteceu em novembro, em Belém, no Pará.

*** Matéria em atualização.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...