O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é hoje um nome mais competitivo eleitoralmente do que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no campo da direita.
A avaliação foi feita em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quarta-feira (17), ao comentar o cenário para as eleições presidenciais de 2026.
Segundo o parlamentar, Tarcísio depende diretamente do bolsonarismo para se viabilizar politicamente e não teria força própria para disputar a Presidência da República.
“O Tarcísio não passa de 5%. Ele não existe fora do bolsonarismo, é uma invenção desse campo político. Se enfrentar a família Bolsonaro, termina como João Doria terminou na política”, afirmou.
Para Reginaldo Lopes, o nome mais competitivo na oposição é alguém da família Bolsonaro. Flávio Bolsonaro, senador e filho do ex-presidente, teria maior capacidade de mobilizar a base bolsonarista e disputar votos. No entanto, Reginaldo ainda acredita que Lula sai na frente.
“O presidente Lula tem chance real de vencer fora da margem de erro e, dependendo do cenário, até no primeiro turno”, disse. Na avaliação do petista, indicadores econômicos como queda da inflação, redução do desemprego e crescimento da renda reforçam a posição do atual presidente.
O deputado também afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin está consolidado como opção para permanecer na chapa presidencial em 2026. Ele destacou a atuação de Alckmin em negociações internacionais recentes como um dos fatores que fortalecem sua posição dentro do governo e do PT.