‘Flávio é mais competitivo que Tarcísio, que não passa de 5% em 2026', diz petista

Deputado Reginaldo Lopes diz acreditar que a candidatura de Flávio vai crescer até 2026

Flávio Bolsonaro

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é hoje um nome mais competitivo eleitoralmente do que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no campo da direita. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou candidatura.

A avaliação foi feita em entrevista à Rádio Itatiaia, nesta quarta-feira (17), ao comentar o cenário para as eleições presidenciais de 2026.

Segundo o parlamentar, Tarcísio depende diretamente do bolsonarismo para se viabilizar politicamente e não teria força própria para disputar a Presidência da República.

“O Tarcísio não passa de 5%. Ele não existe fora do bolsonarismo, é uma invenção desse campo político. Se enfrentar a família Bolsonaro, termina como João Doria terminou na política”, afirmou.

Leia também

Para Reginaldo Lopes, o nome mais competitivo na oposição é alguém da família Bolsonaro. Flávio Bolsonaro, senador e filho do ex-presidente, teria maior capacidade de mobilizar a base bolsonarista e disputar votos. No entanto, Reginaldo ainda acredita que Lula sai na frente.

“O presidente Lula tem chance real de vencer fora da margem de erro e, dependendo do cenário, até no primeiro turno”, disse. Na avaliação do petista, indicadores econômicos como queda da inflação, redução do desemprego e crescimento da renda reforçam a posição do atual presidente.

O deputado também afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin está consolidado como opção para permanecer na chapa presidencial em 2026. Ele destacou a atuação de Alckmin em negociações internacionais recentes como um dos fatores que fortalecem sua posição dentro do governo e do PT.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...