A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) promoveu uma audiência publica nesta quinta-feira (20) para discutir a instalação de
Com seis praças, é estimado que o preço para fazer o caminho de ida e volta fique em torno de R$ 18,36.
O subsecretário da Subsecretaria de Concessões e Parcerias, Vítor Augusto Martins da Costa, representando o governo de Romeu Zema (Nova), apresentou a defesa do projeto.
De acordo com ele a concessão a iniciativa privada será benéfica para a população e dará segurança aos usuários das rodovias. “O cidadão vai ter socorro mecânico, guincho, vai ter ambulância, vai ter retirada de animais de vias. Pensem assim, se você furou o pneu de uma rodovia, não seria adequado você ter um apoio? Não seria adequado ter uma entrada no Aeroporto de Confins com uma excelente via com toda qualidade, sendo a porta de entrada de Minas Gerais?”, indagou o subsecretário.
Uma das preocupações apresentadas na audiência foi a cobrança de pedágio para moradores da Grande BH e trabalhadores que fazem o trajeto, onde estarão localizadas as praças, diariamente.
O subsecretário rebateu dizendo que será feito o plano DUF — Desconto de Usuário Frequente.
No DUF, quem passa com frequência no trecho, de acordo com o governo de Minas, poderá ter um desconto progressivo de até 50% no valor do pedágio.
Um dos exemplos apresentados foi o trecho entre Belo Horizonte e Sete Lagoas. Na primeira passagem, o valor cobrado será de R$ 13,36. Na décima passagem, será R$ 10,70. Ao passar no trecho pela trigésima vez, o valor cairia para R$ 6,54.
Segundo o subsecretário, a instalação dos doze pórticos irá permitir a cobrança no que seria “justo em termos tarifários”. “Se o usuário percorreu 5 km, ele paga 5 km. Se ele percorreu 10 km, ele vai pagar 10 km […] A gente continua estudando novas possibilidades, novas alternativas e novos aprimoramentos para toda a região”, disse.
O subsecretário falou em “diálogo permanente e constante” com os municípios e parlamentares que são contra a proposta, o que foi questionado pela deputada Bella Gonçalves (PSOL) que acompanhou a audiência. “Fizeram reuniões com as prefeituras, participaram de audiências públicas, mas concretamente não há nenhum sinal de que ele está disposto a rever o projeto das concessões. Não estamos vendo esse diálogo. Nas audiências a pópulação fala e o governo parece estar sem ouvir esses colaboradores”, declarou.
O deputado
Ao final da audiência pública, foi entregue ao subsecretário um documento com uma série de perguntas, feitas pelos parlamentares dos legislativos municipais, sobre os pedágios."Foi citado aqui que a população tem mais desafios. E o projeto de concessão do Vetor Norte vem exatamente para tentar levar a infraestrutura necessária ao desenvolvimento econômico”, concluiu.
Trecho entre BH e Confins
O percurso entre
Viagem até a Serra do Cipó
Outro destino muito frequentado, especialmente por turistas, é a Serra do Cipó. No novo modelo, a tarifa inicial será de R$ 13,36, mas o motorista que passar pela praça de pedágio com frequência também terá descontos. A tarifa na trigésima viagem será de R$ 6,54, representando uma redução de 51,06%.
O edital prevê que a concessão irá abranger os seguintes municípios: Belo Horizonte, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.