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Criação da Artemig e cobrança de pedágios na Grande BH devem ser prioridade da ALMG neste mês

A privatização da Cemig e da Copasa, também de autoria do Executivo, devem entrar na pauta após esses dois assuntos serem apreciados pelos deputados

Segundo o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), garante que os projetos não irão se inviabilizar

A retomada da votação do projeto de lei, de autoria do governador Romeu Zema (Novo), que cria a Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), e a polêmica envolvendo a cobrança de pedágios no vetor Norte devem ser prioridade na Assembleia Legislativa (ALMG) neste mês de março, pós-Carnaval.

Cobrança de pedágios

Antes do recesso, a privatização do trecho entre a MG-010, na Linha Verde, e a possível instalação de pedágios entre Belo Horizonte, Confins, Vespasiano, Santa Luzia e Lagoa Santa repercutiu entre os parlamentares.

No dia 27 de fevereiro, uma audiência pública na Assembleia para discutir o assunto foi palco de uma discussão calorosa entre representantes do governo estadual e os deputados.

Na ocasião, o secretário de Obras e Infraestrutura, Pedro Bruno, defendeu a proposta ao destacar a necessidade de investimentos na malha viária por meio de concessões e parcerias público-privadas.

Lembrando que somos a terceira maior economia do país, o segundo maior mercado consumidor, e falo aqui com muita tranquilidade que nós somos o principal corredor logístico do país. Minas Gerais está no centro do nosso país, conecta o Sul e o Sudeste do Brasil ao Norte, ao Nordeste, ao Centro-Oeste. Então, grande parte da carga e do fluxo de pessoas passa pelo nosso estado. Com certeza, se tivéssemos uma infraestrutura melhor, teríamos ainda mais desenvolvimento”.
— argumentou o secretário.

Participaram do encontro, também, os deputados estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Mauro Tramonte (Republicanos), Bella Gonçalves (PSOL), João Magalhães (MDB), Zé Guilherme (PP), Gustavo Valadares (PMN), o vereador Wanderley Porto (PRD), representando a prefeitura de BH, e demais representantes executivos e legislativos de cidades da região metropolitana que serão afetadas pelo projeto.

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Atualmente, duas preposições legislativas distintas, mas com o objetivo em comum de derrubar a ideia do governo Zema, tramitam na ALMG, sendo uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) de autoria da deputada Bella Gonçalves e um projeto de lei, do deputado Bruno Engler (PL).

Artemig

O PL, também de autoria do Executivo, que cria a Artemig — análoga à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) —, foi votado em primeiro turno no dia 24 de fevereiro. Foram 44 votos a favor e nenhum contrário.

A proposta foi protocolada na ALMG em outubro do ano passado e estava pronta para ir a Plenário desde o dia 26 de novembro, quando foi aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

Segundo o governo de Minas, o objetivo da Agência Reguladora de Transportes seria “garantir que serviços concedidos à iniciativa privada, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessões, sejam prestados de forma correta e cobrem tarifas justas dos usuários”.

M

Além dos pedágios e, uma das pautas mais custosas para o governador Zema é a privatização da Cemig e da Copasa, anunciada pelo vice-governador Mateus Simões (Novo) em outubro do ano passado. A expectativa do Executivo é que a votação dos dois projetos aconteça ainda no primeiro semestre.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.