O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi incluído pelo jornal britânico Financial Times na lista das 25 pessoas mais influentes do ano, o único brasileiro do grupo.
Moraes é citado na categoria “heróis”, ao lado de outros seis nomes, como a da atriz e ativista norte-americana Jane Fonda.
Segundo a publicação, o magistrado “tornou-se um símbolo da democracia e da justiça no Brasil” ao se recusar a respaldar a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro e condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares de alta patente pela trama.
“Em um momento em que muitas supremas cortes capitularam ao poder dos autocratas, em que as instituições democráticas demonstraram fraqueza diante de líderes populistas e de extrema direita, um juiz brasileiro se destaca. Em 2025, Alexandre de Moraes tornou-se um símbolo da democracia e da justiça no Brasil”, diz o texto, assinado pela historiadora e antropóloga brasileira Lilia Schwarcz.
O jornal menciona ainda que o ministro faz uso de “instrumentos jurídicos excepcionais e o amplo alcance de suas ações judiciais evidenciam uma tensão entre firmeza e excesso”.
Os 25 nomes foram escolhidos por um grupo de repórteres, colunistas e editores do jornal, que precisavam responder à pergunta: “quem realmente fez a diferença este ano?”. Os escolhidos foram divididos nas categorias criadores, líderes e heróis.