O governador Romeu Zema (Novo) oficializou, nesta quinta-feira (3), a escolha do deputado estadual João Magalhães, do MDB, para ser o líder do governo estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A decisão foi formalizada por meio de mensagem enviada à Mesa Diretora do Parlamento.
Na função, Magalhães vai substituir Gustavo Valadares (PMN), que deixou o mandato de deputado estadual para assumir a Secretaria de Estado de Governo. Como líder, o emedebista terá o papel de ser a “ponte” entre Executivo e Legislativo. Ele vai atuar nas articulações políticas entre os Poderes, com a tarefa de ajudar na aprovação de projetos de lei (PLs) considerados importantes pela equipe de Zema.
Em nota enviada à imprensa, Valadares e Zema disseram que Magalhães têm “perfil conciliador” e “alta capacidade de diálogo”.
“Com vasta experiência parlamentar, João Magalhães já exerceu cinco mandatos como deputado federal e está no terceiro mandato consecutivo na ALMG, um sinal de reconhecimento, pelos mineiros, do comprometimento e seriedade do trabalho exercido por ele”, lê-se em trecho do comunicado.
João Magalhães é o quinto deputado a ser o líder de Zema na Assembleia. O primeiro a ocupar o posto foi Luiz Humberto Carneiro (PSDB), que morreu em 2021, vítima da Covid-19, já sem exercer a função de liderança. Depois, vieram Raul Belém (Cidadania) e Roberto Andrade (Patriota), além do já citado Gustavo Valadares.
No ano passado, o MDB compôs a coligação de 10 partidos que apoiou a candidatura de Zema à reeleição. O partido tem a presidência da Assembleia, ocupada por Tadeu Martins Leite.
Leite e Magalhães, aliás, são muito próximos. Prova disso é que o chefe do Legislativo costuma chamar o correligionário de “padrinho”.