Ouvindo...

ALMG vota projeto que cria a Artemig em meio às polêmicas sobre pedágios na Grande BH

Proposta do Executivo quer criar a Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), análoga à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB) colocou em pauta o projeto do Executivo que cria a Artemig

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deve votar nesta terça-feira (25), em primeiro turno, o projeto de lei de autoria do Executivo que cria a Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig), análoga à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A proposta foi protocalada na Casa em outubro do ano passado e está pronta para ir a plenário desde o dia 26 de novembro, quando foi aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

De acordo com o governo de Minas, o objetivo da Artemig é “garantir que serviços concedidos à iniciativa privada, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou concessões, sejam prestados de forma correta e cobrem tarifas justas dos usuários”.

Leia também

O projeto de criação da Artemig será votado em meio à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende barrar a ideia do governo Zema de criar 13 praças de pedágio no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A PEC, de autoria da deputada Bella Gonçalves (PSOL), já conta com o apoio de 33 parlamentares e está na pauta do colégio de líderes desta terça-feira. A instalação dos pedágios é defendida com veemencia pelo governador Romeu Zema (Novo).

O presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), sinalizou, durante entrevista coletiva na última quarta-feira, que vê com bons olhos a criação da Artemig. “Acho que uma agência reguladora pode ser um caminho importante, desde que ela seja independente, com muita autonomia para fazer este trabalho (discutir as concessões).

Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.