A PEC dos pedágios estará na pauta da reunião do colégio de líderes desta terça-feira (25). No encontro, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), e os deputados que lideram blocos parlamentares na Casa vão definir se o assunto será votado nesta semana ou apenas após o Carnaval.
A
O presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite (MDB), diz que o assunto pedágio “está quente” e terá destaque nas próximas semanas no Parlamento. “Nós temos diversos projetos que discutem este tema (pedágio na Grande BH), projetos de diversos deputados. Então, eu não tenho dúvidas que este é um tema que está quente dentro aqui da Casa, nós já temos audiências convocadas para discutir esta questão. Independente das audiências, da legitimidade que cada deputado tem de apresentar projetos, discutir dentro das suas comissões este tema, que tem que ser discutido, nós não podemos fechar os olhos para esta pauta que a população vem cobrando”, disse.
Tadeuzinho também deu sua opinião sobre o tema. Segundo ele, as concessões são bem-vindas, desde que não penalizem a população. “Eu não sou contra concessão, pelo contrário. Sou a favor, mas tem que ser discutida, tem que ser com a modelagem que, de fato, faça investimentos nas rodovias, mas não penalize a população”, opinou.
Criação de agência reguladora
A polêmica envolvendo os pedágios promete puxar outro tema para debate na Assembleia: a criação de uma agência reguladora independente para fiscalizar as cobranças.
“Acho que pode ser necessário e importante nós termos, sim, uma agência independente para fiscalizar e discutir este assunto, que é um assunto hoje muito polêmico e as pessoas, a população, vêm cobrando muito isso. Então, esse é um projeto de autoria do governo do estado que, imagino eu, nas próximas semanas vamos começar a construir o ambiente para pautá-lo e fazer essa discussão”, disse o presidente da ALMG.
Em relação aos pedágios, o