Manifestantes foram às ruas em todas as capitais no domingo (21) em protesto contra à
Brasília
A capital federal reuniu cerca de 5 mil pessoas, segundo os organizadores, em um
Foi erguido um grande boneco inflável do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),
Bolsonaro foi alvo preferencial dos manifestantes, que pediam sua prisão no Complexo Penitenciário da Papuda, mas também houve palavras de ordem contra o presidente dos Estados Unidos,
Por volta das 11h30, o protesto seguiu em direção ao Congresso Nacional, onde houve apresentação do cantor e compositor Chico César e do rapper mineiro Djonga, com dispersão na sequência.
Belo Horizonte
Na capital mineira, os manifestantes se
As apresentações artísticas ficaram por conta da banda Lamparina e da cantora Fernanda Takai.
Salvador
Ainda pela manhã, uma multidão acompanhou o trio elétrico puxado pela cantora Daniela Mercury próximo ao Morro do Cristo, na Barra. O ator Wagner Moura, em alta com a repercussão nacional e internacional do filme “O Agente Secreto”, também discursou em defesa do que considera um “momento extraordinário” da democracia brasileira.
“Hoje eu acordei com vontade de falar só coisa boa, fiquei com preguiça de falar desse Congresso, de lei de desmatamento, de lei da bandidagem, dessas coisas todas horríveis. Minha vontade é falar do momento extraordinário pelo qual passa a democracia brasileira, que é exemplo para o mundo todo. Nós sempre crescemos dizendo que a nossa democracia é frágil, jovem. Nossa democracia botou para lenhar”, afirmou.
São Paulo
Manifestantes se concentraram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, tradicional ponto de encontro para atos políticos. Segundo o Monitor do Debate Político, da Universidade de São Paulo (USP), no pico do protesto, às 16h04,
Os discursos contra a PEC da Blindagem e o PL da anistia foram puxados por parlamentares da esquerda, como os deputados Erika Hilton (PSOL-SP), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Tabata Amaral (PSB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). Os cantores Jota.Pê, Salgadinho, Rashid e Emicida foram alguns dos responsáveis pela parte artística.
Durante o ato, os manifestantes abriram uma enorme bandeira do Brasil em frente ao Masp, em um contraponto com a manifestação bolsonarista do 7 de setembro, em que os participantes exibiram o pavilhão nacional dos Estados Unidos.
Rio de Janeiro
Cerca de 41,8 mil manifestantes se mobilizaram contra a PEC da Blindagem na orla de Copacabana no final da tarde de domingo, segundo a USP.
O ato no famoso ponto turístico carioca foi puxado por