Deputado do PSD diz que Minas está ‘de cabeça para baixo’ no debate eleitoral

Diego Andrade foi um dos paineilistas do encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos

Deputado do PSD, Diego Andrade

“O negócio está de cabeça pra baixo”, avaliou o deputado federal Diego Andrade (PSD-MG) ao definir a situação eleitoral de Minas Gerais para 2026. Nome forte do Partido Social Democrático no estado, o parlamentar defendeu uma atuação livre de paixões ideológicas durante entrevista nesta segunda-feira (22), no encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos, da Itatiaia.

O PSD se apresenta como o fiel da balança nas costuras de bastidores para a disputa pelo Governo de Minas em 2026. De um lado, o partido já abriga em seus quadros o senador Rodrigo Pacheco, nome preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reeditar a dobradinha entre petistas e pessedistas mineiros.

Do outro, a legenda flerta com a filiação do vice-governador Mateus Simões (Novo) para um projeto de continuidade da gestão de Romeu Zema (Novo), da qual o PSD integra a base de apoio na Assembleia Legislativa (ALMG).

Questionado sobre qual caminho o partido deve seguir, Andrade preferiu não tomar um lado e incluiu o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) no debate dos possíveis candidatos.

“Eu não tenho rejeição. Nós temos um possível candidato com uma ligação com a centro direita, o outro com a ligação com a centro esquerda. Minas Gerais está engraçado. O candidato da extrema direita é um cara de esquerda, que passou a vida inteira defendendo minorias, que é o Cleitinho. […] E o candidato da esquerda, é um cara de direita (Pacheco). É empresário, executivo e, por não ter enfrentado o o STF , se tornou um candidato da esquerda. Então, o negócio está de cabeça para baixo”, avaliou Andrade.

O parlamentar é o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e foi um dos convidados para o evento de fechamento de ciclo do Projeto Eloos com foco em mineração. Andrade concluiu seu comentário sobre o cenário eleitoral dizendo que mesmo os setores produtivos se beneficiariam de um distensionamento do debate político no país.

“Temos de parar de discutir esquerda e direita e tentar identificar cidadão de bem que converse com todos para enfrentar problemas como esse da mineração, problemas como as nossas rodovias, os nossos hospitais e pacificar o Brasil”, comentou.

Primeiro ciclo Eloos - Mineração

Nesta segunda-feira (22), a Itatiaia realiza o evento de debates de encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos. Com foco no futuro da mineração, autoridades do setor e governantes participaram de três painéis para apresentar ideias e discussões sobre uma atividade mineradora alinhada às novas tecnologias e ao conceito de sustentabilidade.

O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Realização

Coparticipação

Correalização

Apoio Master

Escola de Negócios Parceira

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Patrocínio

Apoio

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Assessoria de imprensa

Media Partner

Produção