A barragem de Vargem Grande da Vale, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve o nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) nessa terça-feira (16). A estrutura estava em nível 1 de perigo, mas agora recebeu a declaração de condição de estabilidade (DCE).
O documento atesta que a estrutura está segura. A mudança ocorreu devido a melhoria das condições de estabilidade decorrente do avanço do processo de descaracterização da barragem, com a retirada de parte do rejeito do reservatório, que possibilitou a melhoria nos fatores de segurança da estrutura.
“Outro ponto importante foi a realização de investigações geológico-geotécnicas, que permitiram melhor definição dos parâmetros de resistência dos materiais, além da conclusão de um estudo sísmico específico para a Barragem Vargem Grande, que possibilitou uma melhor aferição dos parâmetros de vibração na estrutura”, disse a Vale.
A barragem de Vargem Grande é uma das estruturas a montante que estão sendo descaracterizadas pela empresa, com investimentos de mais de R$ 12,7 bilhões. Desde 2019, foram concluídas as obras de 19 das 30 estruturas previstas, o que equivale a 63% do total.
Em 2025, a empresa concluiu as obras das barragens de Campo Grande, em Mariana, e Grupo, em Ouro Preto. Outro importante avanço da empresa foi a redução do nível 3 para o nível 2 de emergência da barragem Forquilha III, em Ouro Preto. Com isso, a empresa não tem nenhuma estrutura em nível máximo de emergência.