Ouvindo...

Ato contra PEC da Blindagem em São Paulo teve 42,4 mil manifestantes, aponta USP

Manifestantes foram às ruas das capitais brasileiras contra PEC da Blindagem e PL da anistia neste domingo (21)

Mais de 40 mil pessoas compareceram ao ato da esquerda na Avenida Paulista, que reuniu manifestantes contra o PL da Anistia e a PEC da Blindagem

Mais de 40 mil pessoas compareceram ao ato na Avenida Paulista, que reuniu manifestantes da esquerda contra o PL (Projeto de Lei) da Anistia e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem, neste domingo (21). Os números foram contabilizados pelo Monitor do Debate Político, da Universidade de São Paulo (USP).

O levantamento do monitor foi realizado em parceria com a organização More in Common e selecionou 11 imagens capturadas às 16h04. O momento foi escolhido por ser identificado como o pico do ato, quando é estimado que 42,4 mil pessoas estavam na manifestação.

Leia também

O cálculo considera uma margem de erro de 12% para mais ou para menos. Com isso, no momento do pico do ato, é estimado que o número de pessoas na manifestação tenha ficado entre 37,3 mil e 47,5 mil na Avenida Paulista.

Comparação

No 7 de setembro, quando as últimas manifestações de rua foram realizadas, inúmeras pessoas também foram às ruas.

Tanto movimentos de esquerda — contra ato da anistia e em defesa da soberania —, como da direita — a favor da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro e outros casos relacionados —, convocaram atos nas principais capitais brasileiras.

Em São Paulo, segundo o Monitor do Debate Político, a direita reuniu 42,2 mil pessoas na Avenida Paulista. Já a esquerda reuniu 8,8 pessoas na Praça da República.

Atos em todo o país contra a PEC da Blindagem

Manifestantes foram às ruas neste domingo (21), em diversas capitais brasileiras, para protestar contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a proteção judicial para deputados e senadores — popularmente conhecida como PEC da Blindagem.

O movimento, convocado por entidades e organizações sociais, também critica o Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara Federal e propõe anistia a condenados por atos antidemocráticos, como os crimes cometidos em 8 de janeiro de 2023.

*Com informações da CNN

(Sob supervisão de Cândido Henrique Silva)

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas