‘Precisamos de regras claras e transparentes’, diz secretária do Meio Ambiente sobre licenciamentos

Secretária Marília Melo afirmou que setor sofre com legislação que trata de critérios subjetivos para liberação de empreendimentos

Secretária Marília Melo afirmou que setor precisa de regras mais claras e transparentes para processo de licenciamento ambiental

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, afirmou que a falta de objetividade da legislação brasileira é um dos grandes desafios para o processo de licenciamento ambiental.

Marília participou do painel “Marco Regulatório: Desafios e Futuro Sustentável”, no encerramento do primeiro ciclo do projeto Eloos, na manhã desta segunda-feira (22), ao lado do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe; do deputado federal Diego Andrade (PSD); e do sócio fundador da GVM Advogados, Leonardo Guimarães.

“A mineração é um tema estratégico para Minas Gerais. Estamos trabalhando há algum tempo para que possamos trazer critérios técnicos e objetivos. Infelizmente, a legislação brasileira traz uma abertura para interpretações múltiplas, muitas vezes as discussões chegam ao Judiciário”, afirmou a secretária do Meio Ambiente.

Novas tecnologias

Marília afirmou que o uso de Inteligência Artificial na análise dos pedidos para licenciamento vai facilitar o trabalho e evitar interpretações. “Estamos começando a usar a Inteligência Artificial no licenciamento ambiental, que vai gerar um pré-parecer para que nossos servidores possam concluir sua análise. A inteligência artificial tira a subjetividade do processo”, explicou.

Perguntada sobre as ações que foram tomadas após os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, Marília Melo ressaltou que houve avanço na legislação e que todas as medidas para evitar novos desastres foram tomadas.

“Infelizmente dois grandes desastres sem precedentes em Minas. A Lei Mar de Lama Nunca Mais foi um ponto de virada. Desde que foi aprovada, implementamos todos os instrumentos previstos. Estamos acompanhando a descaracterização das barragens, implementamos auditorias externas independentes e também o calção ambiental, além dos planos de ação emergenciais”, disse a secretária.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Realização

Coparticipação

Correalização

Apoio Master

Escola de Negócios Parceira

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Patrocínio

Apoio

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Assessoria de imprensa

Media Partner

Produção