Ouvindo...

EUA revogam visto de Jorge Messias, advogado-geral da União

Ministro criticou o que classificou como um “desarrazoado conjunto de ações unilaterais“ por parte do governo americano

O advogado-geral da União, Jorge Messias

O governo dos Estados Unidos revogou o visto do advogado-geral da União, Jorge Messias. Com isso, o ministro fica impedido de entrar no país. Nesta segunda-feira (22), a administração de Donald Trump também aplicou a Lei Magnitsky contra a advogada Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, Messias criticou o que classificou como um “desarrazoado conjunto de ações unilaterais” por parte do governo americano.

“As mais recentes medidas aplicadas pelo governo dos EUA contra autoridades brasileiras e familiares, agrava um desarrazoado conjunto de ações unilaterais, totalmente incompatíveis com a pacífica e harmoniosa condução de relações diplomáticas e econômicas edificadas ao longo de 200 anos entre os dois países”, afirma o ministro.

Leia também

O advogado-geral da União diz ainda que reafirma seu “integral compromisso com a independência constitucional” do Judiciário brasileiro e afirmou receber “sem receios” o cancelamento de seu visto.

As medidas de Trump são uma reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.