Ouvindo...

Maioria dos brasileiros acredita em prejuízos com o tarifaço de Trump, diz Datafolha

A pesquisa foi feita entre os dias 29 e 30 de julho, e entrevistou 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O tarifaço de Donald Trump deve prejudicar a economia brasileira para 89% da população, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (31). Do total, 66% acreditam que a medida do presidente americano vai “prejudicar muito” a economia. Outros 23% afirmam que haverá “pouco prejuízo”, enquanto 7% alegam que não haverá impacto negativo.

A pesquisa foi feita entre os dias 29 e 30 de julho, e entrevistou 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Os levantamentos do instituto foram feitos antes da oficialização do decreto assinado por Trump, que impôs a sobretaxa de 50% contra produtos brasileiros e detalhou quase 700 produtos isentos.

A ideia de que o tarifaço vai prejudicar a economia brasileira é mais forte entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dos quais 92% afirmam que haverá prejuízo. Entre os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última eleição, 87% acreditam em problemas econômicos devido à sobretaxa.

A maior parte dos brasileiros, 77%, enxerga o impacto negativo das sobretaxas na “situação econômica pessoal”. Desses, 43% avaliam que haverá muito prejuízo nas contas, e 34%, pouco. Ainda, 19% acreditam que não haverá mudanças nas finanças devido ao tarifaço.

A negociação com o governo dos Estados Unidos é a principal saída apontada pelos entrevistados para o tarifaço, com 72% respondendo que Lula deveria realizar tratativas com o governo americano para convencer o país a mudar de ideia. Uma minoria, 15%, defende que o Brasil taxe igualmente os produtos importados dos EUA.

Em contrapartida, apenas 6% acreditam que todas as condições exigidas pela Casa Branca deveriam ser atendidas. Nem mesmo entre os eleitores de Jair Bolsonaro, citado nominalmente por Trump como justificativa para a aplicação das tarifas, há consenso. Deles, 13% afirmam que as condições exigidas pela Casa Branca deveriam ser atendidas, enquanto 1% dos petistas afirma ser o caso.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.