Ouvindo...

Julgamento de Bolsonaro: Gonet não comparece à segunda parte da sessão

O PGR apresentou sua manifestação pela manhã e, à tarde, não retornou ao plenário da Primeira Turma

O procurador-geral da República, Paulo Gonet

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet Branco, não retornou para a segunda parte da sessão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (2). Ele foi substituído pelo subprocurador-geral, Paulo Vasconcelos Jacobina, no turno.

O julgamento na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que envolve o ex-presidente e outros sete integrantes do chamado Núcleo 1, ocorre em sessões nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

Manifestação de Gonet

O PGR apresentou pela manhã a sua manifestação no caso. Ele afirmou que os réus do inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022 agiram com o objetivo de manter Jair Bolsonaro no poder, mesmo após a derrota nas urnas.

“Se nota uma unidade de proposito: o de impedir a chegada e o exercício do poder pelo presidente que concorria pela oposição e o de promover a continuidade do exercício de poder pelo presidente Bolsonaro, pouco importando os resultados apurados no sufrágio de 2022”, afirmou Gonet.

Leia também

A declaração foi feita durante a sustentação oral da acusação no Supremo. Segundo o procurador-geral, a democracia brasileira precisou reagir contra uma investida baseada em violência.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.