Ouvindo...

Itamaraty pede que Israel dê prioridade à saída de brasileiros e tenta solução pela Jordânia

Dezenas de autoridades brasileiras estão no país em meio ao conflito com o Irã

Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores

O Itamaraty informou neste sábado (14) que pediu ao Ministério das Relações Exteriores de Israel “tratamento prioritário” para a saída em segurança de delegações brasileiras que estão no país em meio à escalada do conflito com o Irã.

Segundo a pasta, o secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Duarte, tem mantido contato com autoridades israelenses para viabilizar a evacuação.

“Até o momento, autoridades israelenses têm aconselhado as comitivas estrangeiras a permanecerem no país, até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre”, afirmou o Itamaraty, em nota.

Leia também

De acordo com a pasta, o chanceler Mauro Vieira também ligou para seu homólogo na Jordânia, Ayman Safadi, para tentar retirar os brasileiros pelo país. Entretanto, a medida também depende das condições de segurança em Israel em razão do deslocamento por terra até a fronteira.

Com as fortes restrições de deslocamento e o fechamento do aeroporto de Tel Aviv, a repatriação agora depende da reabertura do espaço aéreo, que ainda não tem previsão oficial.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.