O Itamaraty informou neste sábado (14) que pediu ao Ministério das Relações Exteriores de Israel “tratamento prioritário” para a saída em segurança de
Segundo a pasta, o secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Duarte, tem mantido contato com autoridades israelenses para viabilizar a evacuação.
“Até o momento, autoridades israelenses têm aconselhado as comitivas estrangeiras a permanecerem no país, até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre”, afirmou o Itamaraty, em nota.
De acordo com a pasta, o chanceler Mauro Vieira também ligou para seu homólogo na Jordânia, Ayman Safadi, para tentar retirar os brasileiros pelo país. Entretanto, a medida também depende das condições de segurança em Israel em razão do deslocamento por terra até a fronteira.
Com as fortes restrições de deslocamento e o fechamento do aeroporto de Tel Aviv, a repatriação agora depende da reabertura do espaço aéreo, que ainda não tem previsão oficial.