Ouvindo...

Comissão do Senado articula para repatriar brasileiros em Israel em aviões da FAB

Quatro autoridades mineiras estão no Oriente Médio em meio ao conflito com o Irã

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou na sexta-feira (13) que intensificou a articulação com o Itamaraty para viabilizar o retorno de brasileiros que estão em Israel em aviões da Aeronáutica (FAB).

Várias autoridades brasileiras estão no país do Oriente Médio em meio ao conflito com o Irã, incluindo quatro mineiros:

  • Álvaro Damião (União), prefeito de Belo Horizonte;
  • Janete Aparecida (Avante), vice-prefeita de Divinópolis;
  • Vanderlei Pelizer Pereira (PL), vice-prefeito de Uberlândia;
  • Márcio Lobato, secretário de Segurança Pública da PBH.

“Temos prefeitos, secretários estaduais e três sul-mato-grossenses que foram a convite do governo de Israel participar de um seminário de tecnologia. Estou fazendo gestões junto ao Itamaraty, a fim de que possa disponibilizar uma aeronave da FAB para repatriar esses brasileiros que lá estão”, afirmou Trad em vídeo divulgado nas redes sociais.

Leia também

Os gestores municipais estão abrigados na cidade de Kfar Saba, localizada a cerca de 24 km da capital Tel Aviv. Nas redes sociais, eles têm mostrado a rotina para se abrigar em bunkers durante avisos de bombardeios aéreos.

A escalada do conflito entre Israel e Irã provocou o cancelamento de parte dos voos previstos para o retorno dos brasileiros. Com as fortes restrições de deslocamento e o fechamento do aeroporto de Tel Aviv, a repatriação agora depende da reabertura do espaço aéreo, que ainda não tem previsão oficial.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.