Ouvindo...

Israel ataca Irã: veja quais prefeitos brasileiros estão ‘presos’ no país durante o conflito

Com o espaço aeréo de Israel fechado, as autoridades, incluindo o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), estão impedidas de retornar ao Brasil

Israel atingiu cerca de 100 alvos no Irã nesta sexta-feira (13).

Um grupo de prefeitos brasileiros foi surpreendido pelo toque de sirenes na madrugada desta sexta-feira (13), em Israel, após as Forças de Defesa Israelenses realizarem um ataque ao Irã.

Os relatos apontam que os primeiros alerta soaram por volta das 3h, no horário local.

O bombardeio teve como alvo infraestruturas nucleares iranianas, e alguns militares foram mortos durante o ataque. Em resposta, o Irã iniciou uma retaliação em seguida.

Veja os prefeitos que estão em Israel:

  • Álvaro Damião (União Brasil), de Belo Horizonte;
  • Vanderlei Peliezer (PL), vice-prefeito de Uberlândia;
  • Johnny Maycon (PL), de Nova Friburgo;
  • Claudia Lira (Avante), vice-prefeita de Goiânia;
  • Cícero Lucena (PP), de João Pessoa;
  • Nélio Aguiar (União Brasil), ex-prefeito de Santarém.

Outros políticos brasileiros também desembarcariam em território israelense a convite do governo, mas, após a ofensiva, estão retornando ao Brasil.

Leia também

Entre eles estão o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), e os prefeitos de Ribeirão Preto, Ricardo Faria (PSD); de Barretos, Odair Silva (Republicanos); de São José dos Campos, Anderson Faria (PSDB); de Guaratinguetá, Júnios Filippo (PSD); e de Urupês, Dr. Beto Cacciari (PL).

Prefeito de BH está em bunker

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Álvaro Damião afirmou que ainda não sabe quando poderá retornar ao Brasil.

O prefeito precisou passar a noite em um bunker, mas afirmou que a situação nesta sexta-feira é melhor em comparação ao cenário da quinta-feira (12).

Se ninguém tivesse falado pra gente que está tendo uma guerra entre Israel e Irã, a gente não saberia. Tomara que continue assim até o final e que a gente possa sair daqui o mais rápido possível”.
— afirmou à Itatiaia.

Damião viajou para Israel para conhecer tecnologias de defesa e segurança pública utilizadas no país. A previsão inicial era de retorno ao Brasil na próxima sexta-feira (20), mas, devido aos acontecimentos, o retorno deve acontecer quanto antes. “A informação que chegou agora é que só vamos poder sair depois de três dias, uma vez que o espaço aéreo será reaberto”, concluiu.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.