Ouvindo...

Israel ataca Irã: veja quais prefeitos brasileiros estão ‘presos’ no país durante o conflito

Com o espaço aeréo de Israel fechado, as autoridades, incluindo o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), estão impedidas de retornar ao Brasil

Israel atingiu cerca de 100 alvos no Irã nesta sexta-feira (13).

Um grupo de prefeitos brasileiros foi surpreendido pelo toque de sirenes na madrugada desta sexta-feira (13), em Israel, após as Forças de Defesa Israelenses realizarem um ataque ao Irã.

Os relatos apontam que os primeiros alerta soaram por volta das 3h, no horário local.

O bombardeio teve como alvo infraestruturas nucleares iranianas, e alguns militares foram mortos durante o ataque. Em resposta, o Irã iniciou uma retaliação em seguida.

Veja os prefeitos que estão em Israel:

  • Álvaro Damião (União Brasil), de Belo Horizonte;
  • Vanderlei Peliezer (PL), vice-prefeito de Uberlândia;
  • Johnny Maycon (PL), de Nova Friburgo;
  • Claudia Lira (Avante), vice-prefeita de Goiânia;
  • Cícero Lucena (PP), de João Pessoa;
  • Nélio Aguiar (União Brasil), ex-prefeito de Santarém.

Outros políticos brasileiros também desembarcariam em território israelense a convite do governo, mas, após a ofensiva, estão retornando ao Brasil.

Leia também

Entre eles estão o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), e os prefeitos de Ribeirão Preto, Ricardo Faria (PSD); de Barretos, Odair Silva (Republicanos); de São José dos Campos, Anderson Faria (PSDB); de Guaratinguetá, Júnios Filippo (PSD); e de Urupês, Dr. Beto Cacciari (PL).

Prefeito de BH está em bunker

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Álvaro Damião afirmou que ainda não sabe quando poderá retornar ao Brasil.

O prefeito precisou passar a noite em um bunker, mas afirmou que a situação nesta sexta-feira é melhor em comparação ao cenário da quinta-feira (12).

Damião viajou para Israel para conhecer tecnologias de defesa e segurança pública utilizadas no país. A previsão inicial era de retorno ao Brasil na próxima sexta-feira (20), mas, devido aos acontecimentos, o retorno deve acontecer quanto antes. “A informação que chegou agora é que só vamos poder sair depois de três dias, uma vez que o espaço aéreo será reaberto”, concluiu.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.