No momento em que
Às 3h de sexta-feira (no horário local), ele foi acordado com sirenes que indicavam que todos deveriam se dirigir para bunkers em busca de proteção contra uma ofensiva iraniana em resposta aos ataques.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Damião relata os momentos de tensão que vive em Israel. Além de viver o desconhecido, Damião relata também a sensação de temor e dúvida sobre o que pode acontecer nas próximas horas no país.
Sirenes na cidade e ida de Álvaro Damião ao bunker
“Exatamente às 3h da madrugada tocou uma sirene na região onde estamos. Estamos em uma universidade e tocou uma sirene no bairro, que me acordou às 3h. Eu acordei assustado. Quando chegamos aqui ganhamos uma aula mostrando como chegar ao bunker. Nós tivemos essa aula e hoje tive que colocar a aula em prática”, contou Damião em entrevista a Renato Rios Neto.
Entre o momento que ouviu a sirene e a primeira ação foram poucos segundos. “Ouvi a sirene. Peguei uma roupa. Descemos rapidamente. Quando estávamos descendo, tocou a sirene no meu celular. Um barulho ensurdecedor. Estamos no bunker neste momento e as informações que temos são bem semelhantes que vocês têm aí no Brasil”, destacou o prefeito.
Ataque de Israel ao Irã
As primeiras informações são de que Israel atacou Irã para tentar brecar um plano nuclear. Além de cientistas especialistas em energia nuclear, Israel matou também o chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, Hossein Salami.
Damião ainda não sabe como voltará ao Brasil
Sobre os próximos passos, Álvaro Damião disse que não consegue precisar. “Estamos apreensivos e tensos. Sem saber o que fazer. Acabei de receber uma ligação da embaixada de Israel e disse que temos que esperar. O espaço aéreo está fechado. Temos que aguardar”, reforçou o prefeito de Belo Horizonte.
Damião ficaria em Israel até a próxima sexta-feira, dia 20 de junho. Ele está lá a convite do governo local, que pagou a ida dele e de outros 40 convidados de várias cidades brasileiras e também da América do Sul e Central.
Alerta que chegou ao celular de Damião
Damião visita Israel para conhecer modelos de segurança pública
O prefeito viajou a Israel para conhecer modelos o modelo de segurança pública e novidades tecnológicas na área. Damião foi acompanhado do secretário de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato.
“A gente está num lugar seguro. As pessoas não têm pânico no olhar. Nós não estamos acostumados, mas as pessoas aqui estão e nos transmitem tranquilidade”, completou o prefeito de Belo Horizonte.