Premiê da Groenlândia revela expectativa após diálogo com os Estados Unidos

Negociações entre Dinamarca, Estados Unidos e a ilha ártica acontecem desde a última semana, após Trump ter desistido de tomar à força o território

Na foto, o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, e presidente dos EUA, Donald Trump

A Groenlândia espera “resultados concretos” do diálogo iniciado com os Estados Unidos, afirmou o premiê Jens-Frederik Nielsen, nesta segunda-feira (2). As negociações entre Dinamarca, a ilha ártica e Washington ocorrem após o presidente norte-americano, Donald Trump, ter desistido de tomar à força o território.

“O diálogo está em curso, e o Naalakkersuisut (governo da Groenlândia) trabalhará com determinação para que produza resultados concretos”, disse o primeiro-ministro durante a abertura da sessão de inverno do Parlamento da Groenlândia.

Leia mais:

A primeira reunião entre os três países aconteceu em Washington, na última quarta-feira (28). No dia seguinte, o ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, afirmou que “correu bem, em um ambiente e tom muito construtivos”.

Para o premiê da Groenlândia, as conversas com o governo Trump devem acontecer em paralelo ao fortalecimento do “diálogo estreito com os países ocidentais” e à cooperação com a União Europeia (UE).

“Não estamos sozinhos e estamos protegidos. Todos os países da UE nos apoiam”, declarou Nielsen, reiterando que “a Groenlândia (...) não pode ser comprada nem vendida”.

As ameaças de Trump provocaram uma das crises mais graves na história da Aliança Atlântica, desde a criação em 1949. Nas última semanas, o republicano anunciou ter concluído um acordo com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, sobre o território. Poucos detalhes foram divulgados. A Dinamarca e e Groenlândia reiteram que são contra uma transferência de soberania.

* Com informações da AFP

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...