A passagem de Rafah, entre a
Na data da reabertura, autoridades egípcias anunciaram que 150 pessoas poderão sair de Gaza e ouras 50 vão entrar no território. Esta é a única via entre o território e o mundo exterior que não passa por
A
Mahmoud diz estar “muito feliz por finalmente receber o tratamento”, mas triste por deixar seus entes queridos em Gaza, onde “a situação é catastrófica”.
Para outros palestinos, que foram ao Egito antes do fechamento da fronteira, a reabertura significa o retorno a Gaza.
“Minha mãe terminou o tratamento e esperamos que volte do Egito. Para mim, é um dia de alegria. Vou abraçar minha mãe”, conta Abdel Rahim Mohamed, um homem de 30 anos que vive em Khan Yunis, no sul de Gaza. A mãe dele deixou Gaza para tratar um câncer de mama.
Cessar-fogo frágil
O plano de cessar-fogo na
Porém,
Em janeiro, o cessar-fogo entre as partes entrou na segunda fase, que prevê o desarmamento do Hamas, a saída das forças israelenses de algumas áreas da Faixa da Gaza e a presença de uma força internacional da estabilização.
A guerra começou com um ataque do Hamas contra o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, onde 1.221 pessoas morreram. Desde então, mais de 71 mil palestinos foram mortos na campanha militar israelense de retaliação, segundo o Ministério de Saúde de Gaza.
* Com informações de AFP