Mais de 100 crianças morreram na Faixa de Gaza durante período de cessar-fogo

Metade da população está sendo afetada pelas tempestades que atingem o país nesta semana

Imagem aérea mostra destroços de edifícios na Faixa de Gaza

Mais de 100 crianças já morreram em Gaza desde o início do cessar-fogo, em outubro, segundo dados da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Infância (Unicef). O número é equivalente a uma morte diária durante a trégua segundo James Elder, porta-voz do órgão. Quase 80% dos edifícios de Gaza foram destruídos ou danificados pelo conflito

Segundo dados do Ministério da Saúde local, sete crianças já morreram por hipotermia durante este inverno. Mais de 76 mil crianças foram examinadas por médicos da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2025 e mais de 4.900 casos de desnutrição severa foram diagnosticados, sendo mais de 820 em nível severo.

Israel ainda mantém o bloqueio para a entrada de materiais escolares para atender as unidades montadas na Palestina. Segundo autoridades israelenses, a atividade não é fundamental durante este primeiro momento de cessar-fogo e não se encaixa nas concessões feitas.

Situação intensifica com a chegada de tempestades

Pelo menos 1,1 milhão de pessoas dependem de assistência humanitária urgente após fortes tempestades atingirem a Faixa de Gaza. As chuvas que caíram na Palestina na última sexta-feira (10) destruíram abrigos e deixaram moradores desabrigados e expostos ao frio durante o inverno rigoroso que segue durante o mês, segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

Como forma de apoio à situação humanitária que atinge o território, a ONU montou tendas provisórias para receber os desabrigados e enviou suprimentos para 28 mil famílias, incluindo 1.600 barracas, 16.000 lonas e 27.000 cobertores. Entretanto, o último temporal desmontou parte das tendas improvisadas e a entidade reforça a necessidade de material para construção mais duradouras.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...