Influenciador brasileiro que elogiou políticas de imigração dos EUA é preso pelo ICE

O brasileiro está detido no Centro de Detenção Delaney Hall, em Nova Jersey

Influenciador Junior Pena

O influenciador Júnior Pena foi preso pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, da sigla em inglês) após não comparecer a uma audiência de trânsito. A informação foi divulgada por um amigo dele, o também influenciador Maycon MacDowel.

O brasileiro está detido no Centro de Detenção Delaney Hall, em Nova Jersey. Segundo o influenciador, Junior foi a tribunal após o registro do carro dele vencer. A advogada dele tentou adiar a audiência, mas não constou no sistema e o brasileiro acabou perdendo a corte de trânsito. Com isso, o ICE o prendeu.

“O que fez ele ser preso foi que ele faltou uma corte, mas a corte foi de trânsito. Essa é a realidade do caso dele certinho, para a gente não ter sombra de dúvida”, disse Maycon.

“A parte da imigração, como eu falei, ele fez um trabalho legal, conseguiu fazer o impossível acontecer, fez um trabalho excelente. Só que vacilou nessa parte, nessa comunicação da corte de trânsito”, acrescentou.

De acordo com Maycon, Junior não tem carta de deportação. “Ele estava com tudo aprovado, dentro da legalidade. Mas aí o que acontece se não vai à corte? Eles prendem”, disse.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Nova York, afirmou que acompanha o caso. “O atendimento consular prestado pelo estado brasileiro é feito a partir de contato do cidadão interessado ou, a depender do caso, de sua família”, dizia o comunicado.

Leia também

Apoio ao ICE e a Donald Trump

Junior tem mais de 480 mil seguidores nas redes sociais, onde faz lives e vídeos mostrando o que ele diz ser “a realidade dos Estados Unidos”.

Ele já declarou apoio ao presidente Donald Trump anteriormente e defendeu as políticas de imigração atuais dos EUA. Ele chegou a dizer que as pessoas que são deportadas estão irregulares ou cometeram algum crime. Porém, em alguns vídeos no último mês, ele disse que as ações do ICE eram desumanas.

Junior entrou nos Estados Unidos de forma ilegal, pela fronteira com o México, e contava nas redes sociais histórias de brasileiros que fizeram o mesmo que ele.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...