A sombra da marmorta Punxsutawney Phil foi o centro das atenções nesta segunda-feira (2), durante a tradicional cerimônia do Groundhog Day, o Dia da Marmorta, realizada na Pensilvânia, nos
A aparição do animal indica que o inverno vai durar mais seis semanas, segundo a lenda, ou seja até março. A previsão de um inverno mais longo não é novidade. Em 2025, Phil fez o mesmo anúncio e, ao longo da história do evento, ele viu a própria sombra cerca de 110 vezes desde o início dos registros.
Em contrapartida, a previsão de primavera antecipada foi feita 21 vezes, sendo a mais recente em 2024. Nos últimos seis anos, o mascote previu um inverno prolongado quatro vezes — em 2021, 2022, 2023 e 2025.
Leia mais:
Trump anuncia acordo com a Índia pelo fim da compra de petróleo russo Premiê da Groenlândia revela expectativa após diálogo com os Estados Unidos Influenciador preso pelo ICE é mineiro e entrou nos EUA ilegalmente
Sem comprovações científicas, a precisão da marmota é limitada. A taxa geral de acerto de Phil para prever um inverno mais longo está em torno de 35% e 40%. Outros “meteorologistas” apresentam um desempenho melhor, como o StatenIsland Chuck, um marmota de Nova York, que tem um índice de acerto superior ao de Phil.
Marmota vai acertar previsão em 2026?
Neste ano, a marmota tem tudo para acertar a previsão. Uma forte onda de frio continua atingindo metade da Região Leste dos Estados Unidos e deve persistir ao longo de fevereiro. O Centro de Previsão Climática da NOAA indica temperaturas abaixo da média durante este mês em regiões como os Grandes Lagos, localizados na fronteira com o Canadá, Nordeste e até o Sudeste dos EUA.
Janeiro já foi marcado por extremos, com frio histórico, recordes de mínima e uma
Dia da Marmorta
O Dia da Marmota, Groundhog Day em inglês, é uma tradição cristã europeia ligada à observação do clima para antecipar a época do plantio. Na Europa, animais como ursos e texugos eram usados como referência e o costume foi adaptado nos Estados Unidos por imigrantes alemães.
Hoje a data se tornou algo mais simbólico do que científica, mantendo viva a tradição climática.