‘Dia da Marmota': descubra significado e o ‘impacto’ nas previsões do tempo

Tradição cristã europeia está ligada à observação do clima para antecipar a época do plantio; marmorta prevê que o inverno vai durar mais seis semanas em 2026

Tradicional cerimônia do Groundhog Day, na Pensilvânia

A sombra da marmorta Punxsutawney Phil foi o centro das atenções nesta segunda-feira (2), durante a tradicional cerimônia do Groundhog Day, o Dia da Marmorta, realizada na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A aparição do animal indica que o inverno vai durar mais seis semanas, segundo a lenda, ou seja até março. A previsão de um inverno mais longo não é novidade. Em 2025, Phil fez o mesmo anúncio e, ao longo da história do evento, ele viu a própria sombra cerca de 110 vezes desde o início dos registros.

Em contrapartida, a previsão de primavera antecipada foi feita 21 vezes, sendo a mais recente em 2024. Nos últimos seis anos, o mascote previu um inverno prolongado quatro vezes — em 2021, 2022, 2023 e 2025.

Leia mais:

Sem comprovações científicas, a precisão da marmota é limitada. A taxa geral de acerto de Phil para prever um inverno mais longo está em torno de 35% e 40%. Outros “meteorologistas” apresentam um desempenho melhor, como o StatenIsland Chuck, um marmota de Nova York, que tem um índice de acerto superior ao de Phil.

Marmota vai acertar previsão em 2026?

Neste ano, a marmota tem tudo para acertar a previsão. Uma forte onda de frio continua atingindo metade da Região Leste dos Estados Unidos e deve persistir ao longo de fevereiro. O Centro de Previsão Climática da NOAA indica temperaturas abaixo da média durante este mês em regiões como os Grandes Lagos, localizados na fronteira com o Canadá, Nordeste e até o Sudeste dos EUA.

Janeiro já foi marcado por extremos, com frio histórico, recordes de mínima e uma megatempestade de inverno que provocou cerca de 80 mortes em 16 estados do país. O mês terminou com um ciclone bomba que trouxe nevascas a Carolina do Norte e Virgínia, além de frio incomum no estado da Flórida.

Dia da Marmorta

O Dia da Marmota, Groundhog Day em inglês, é uma tradição cristã europeia ligada à observação do clima para antecipar a época do plantio. Na Europa, animais como ursos e texugos eram usados como referência e o costume foi adaptado nos Estados Unidos por imigrantes alemães.

Hoje a data se tornou algo mais simbólico do que científica, mantendo viva a tradição climática.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...