‘Ciclone bomba’ pode atingir Estados Unidos neste fim de semana; saiba mais sobre o fenômeno

É esperado grande quantidade neve, ventos fortes e inundaçoes perigosas em partes do sudeste e centro-atlântico do país

Ilustração de ciclone bomba nos EUA

Um ciclone bomba pode atingir partes do sudeste e centro-atlântico dos Estados Unidos nesta sexta-feira (30) e sábado (31). A tempestade de inverno que se fortalece rapidamente é caracterizada por grande quantidade de neve, ventos fortes e inundações perigosas.

Partes das costas da Carolina do Norte e da Virgína do Norte podem ser atingidas durante a noite de sábado (31). É esperado que o nível de neve possa passar dos 20 centímetros. Também há expectativa que as rajadas de vento se aproximem da força de furacão, a cerca de 120 km/h.

Leia mais:

À medida que o ciclone bomba se intesifica, ele pode atrair muito frio para o sul, permitindo que a neve caia em áreas que normalmente não têm um clima de inverno significativo. Mais de 28 milhões de pessoas estão sob alertas e avisos de tempestade de inverno.

Megatempestade na última semana

Muitas dessas áreas ainda estão se recuperando da megatempestade de inverno do último fim de semana. Na ocasião 30 mortes foram registradas e mais de 500 mil residências ficaram sem energia.

O fenômeno vem sendo classificado como histórico pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que aprovou, no último sábado (24), a declaração de estado de emergência por desastre. Na data, a sensação térmica em algumas cidades chegou a -40 °C. Em Wisconsin, os termômetros marcaram -38 °C, a temperatura mais baixa registrada na região em quase 30 anos.

No anúncio da megatempestade de inverno na última semana, os próximos dias de inverno podem ser considerados os piores em 40 anos nos EUA, segundo o meteorologista Ryan Maue.

* Com informações da CNN Brasil

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...