Trump toma decisão sobre o próximo presidente do Banco Central dos EUA

Na última reunião, o Fed optou por manter as taxas de juros de referência inalteradas, na faixa de 3,50% a 3,75%

Trump em discurso no Fórum Econômico de Davos, na Suíça

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou Kevin Warsh para ser o próximo presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano. O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (30).

Warsh é ex-membro do Conselho de Governadores do Fed. Ele deve substituir o atual presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, que tem mandato previsto até maio.

“Conheço Kevin há muito tempo e não tenho dúvidas de que ele será lembrado como um dos GRANDES presidentes do Fed, talvez o melhor”, escreveu Trump na própria rede social, a Truth Social. “Além de tudo, ele tem o perfil ideal para cargo e nunca decepcionará", acrescentou.

Desde que retornou à presidência norte-americana há um ano, o republicano tem entrado em conflito direto com Powell por exigir a redução das taxas de juro. Na última reunião, o Fed optou por manter as taxas de juros de referência inalteradas, na faixa de 3,50% a 3,75%.

Leia mais:

Taxas de juros mais baixas tornam o crédito mais barato, o que incentiva o consumo e o investimento, impulsionando assim a atividade econômica.

Quem é Kevin Warsh?

Kevin Warsh, natural de Nova York, foi governador do Fed entre 2006 e 2011. Anteriormente, trabalhou como banqueiro de fusões e aquisições no Morgan Stanley.

Ele também atuou no governo do ex-presidente George W. Bush, onde foi assessor de política econômica da Casa Branca de 2002 a 2006, antes de ser indicado para o Conselho de Governadores do Banco Central dos EUA.

No primeiro mandato de Trump chegou a ser cogitado para a presidência do Fed, mas administração acabou optando por Powell.

Agora, Warsh supera outros três candidatos considerados prováveis interessados no cargo: o governador do Fed, Christopher Waller; Rick Rieder, da gigante de investimentos BlackRock; e o principal assessor econômico de Trump, Kevin Hassett.

* Com informações da AFP

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...