O presidente dos Estados Unidos,
Warsh é ex-membro do Conselho de Governadores do Fed. Ele deve substituir o atual presidente do
“Conheço Kevin há muito tempo e não tenho dúvidas de que ele será lembrado como um dos GRANDES presidentes do Fed, talvez o melhor”, escreveu Trump na própria rede social, a Truth Social. “Além de tudo, ele tem o perfil ideal para cargo e nunca decepcionará", acrescentou.
Desde que retornou à presidência norte-americana há um ano, o republicano tem entrado em conflito direto com Powell por exigir a redução das taxas de juro. Na última reunião, o Fed optou por manter as taxas de juros de referência inalteradas, na faixa de 3,50% a 3,75%.
Leia mais:
Trump volta a pressionar presidente do Fed por corte maior nos juros Trump diz que EUA podem devolver bilhões se perderem processo sobre as tarifas Bolsa dispara e bate recorde novamente com alívio na tensão entre EUA e Europa
Taxas de juros mais baixas tornam o crédito mais barato, o que incentiva o consumo e o investimento, impulsionando assim a atividade econômica.
Quem é Kevin Warsh?
Kevin Warsh, natural de Nova York, foi governador do Fed entre 2006 e 2011. Anteriormente, trabalhou como banqueiro de fusões e aquisições no Morgan Stanley.
Ele também atuou no governo do ex-presidente George W. Bush, onde foi assessor de política econômica da Casa Branca de 2002 a 2006, antes de ser indicado para o Conselho de Governadores do Banco Central dos EUA.
No primeiro mandato de Trump chegou a ser cogitado para a presidência do Fed, mas administração acabou optando por Powell.
Agora, Warsh supera outros três candidatos considerados prováveis interessados no cargo: o governador do Fed, Christopher Waller; Rick Rieder, da gigante de investimentos BlackRock; e o principal assessor econômico de Trump, Kevin Hassett.
* Com informações da AFP