Trump assina ordem e impõe tarifas a países que fornecem petróleo a Cuba

De acordo com a Casa Branca, a medida tem como objetivo proteger a segurança nacional e a política externa norte-americana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (29) uma ordem executiva que declara emergência nacional e cria um mecanismo para impor tarifas a países que vendem ou fornecem petróleo a Cuba.

De acordo com a Casa Branca, a medida tem como objetivo proteger a segurança nacional e a política externa norte-americana diante do que o governo classifica como “ações e políticas malignas” do regime cubano.

A ordem estabelece um novo sistema tarifário que autoriza Washington a aplicar tarifas adicionais sobre importações de países que forneçam petróleo a Cuba, direta ou indiretamente.

Leia também

O texto também concede poderes ao secretário de Estado, Marco Rubio, e ao secretário de Comércio, Howard Lutnick, para adotar as medidas necessárias à implementação do sistema, incluindo a edição de regras e orientações.

Nos últimos dias, Trump tem intensificado o discurso contra o governo cubano. Na quarta-feira (28), o presidente afirmou que “Cuba estará falhando em breve”.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, os Estados Unidos buscam contatos dentro do governo cubano que possam contribuir para um acordo destinado a derrubar o regime comunista ainda neste ano.

* Com informações do Estadão

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...